Os resultados do futebol catarinense fazem o Brasil respeitar os representantes do Estado. Chapecoense e Figueirense são o maior exemplo disso. Na última quarta-feira, o Verdão eliminou a Ponte Preta na Copa Sul-Americana e se classificou para as oitavas de final da competição – e enfrentará pela primeira vez um time internacional em um torneio oficial. O Furacão eliminou o favorito Atlético-MG, um dos grandes elencos do Brasil, em um jogo emocionante.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre o Figueirense

Confira a classificação da Série A

Veja mais notícias da Chapecoense

Continua depois da publicidade

Mas não é só isso que faz mudar a visão dos que estão de fora sobre o futebol catarinense. O técnico Geninho, um dos mais experientes do país, conhece muito bem essa realidade. No ano passado ele treinou o Avaí e levou o Leão de volta à Série A. Para ele, o respeito com Santa Catarina é resultado da administração dos clubes:

– Esse respeito não é resultado apenas do momento do futebol catarinense. Os times são bem administrados, quase não se ouve falar sobre atraso de salários e isso traz coisas positivas para dentro de campo. São administrações e planejamentos bem feitos trazendo resultado para o campo – analisou.

Bons resultados e repercussão

A visão sobre os time de Santa Catarina começou a mudar quando o Estado classificou quatro times na elite. Porém, junto com isso veio a desconfiança. Os nossos times estão em fase de evolução e no Brasileiro ainda lutam para não cair, mas em outras competições conseguem mostrar sua força.

Continua depois da publicidade

– O futebol catarinense despertou a atenção quando colocou quatro times na Série A. Mas a performance da Chapecoense e do Figueirense, que desclassificou um time como o Atlético-MG, tem uma repercussão é muito maior – disse Geninho.

Os destaques da Chapecoense:

Desafio internacional

Pela primeira vez a Chapecoense irá enfrentar um time de fora do Brasil em uma competição internacional. O Verdão espera o adversário, que sairá do duelo entra o chileno Universidad Católica e o paraguaio Libertad. Apesar de seguir a meta de revezar o elenco, o clube tem confiança de que pode fazer ainda mais história.

Consistência

No ano passado, a Chapecoense sofreu um pouco para se manter na Série A. Mas em 2015 o Verdão tem nova postura e resultados consistentes. Ao contrário de 2014, a diretoria investiu em uma equipe de elite desde o Catarinense. O Verdão ficou fora dos 10 melhores colocados do Brasileirão apenas uma vez.

Continua depois da publicidade

Evolução financeira

Segundo a Pluri Consultoria, que realizou um estudo que calculou a evolução da situação financeira dos 30 clubes de maiores ganhos do país, a Chapecoense é o time com a melhor evolução financeira do país. Resultado dos acessos recentes e também da boa administração. O Verdão é um dos poucos times de SC que não tem ações judiciais no Ministério do Trabalho. Com salários em dia, a diretoria conhece o limite do orçamento.