Um clarão visto na madrugada desta terça-feira (28) na região de Brusque despertou a curiosidade de moradores ao iluminar o céu por alguns segundos. O episódio chegou a ser registrado por um internauta, que publicou um vídeo nas redes sociais e questionou, na legenda do post: “O que será? Meteoro?”. A imagem mostra o céu iluminado e lembra o registro feito em Portugal neste mês de maio. A explicação para o vídeo de Brusque, porém, é bem menos astronômica.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O fenômeno registrado pelo morador coincide com o momento da explosão na subestação da Celesc, em Itajaí. A principal hipótese é que o incidente, que teve grandes proporções e causou um apagão em cidades do Litoral Norte catarinense, pode ter sido visualizado mesmo por quem estava bem longe da Praia Brava, onde a ocorrência foi registrada.

É o caso dos moradores de Brusque, distantes ao menos 30 quilômetros do local do incidente, que presenciaram o clarão.

— Provavelmente esse clarão que viram em Brusque deve ter sido da subestação. Geralmente, quando isso acontece [a explosão], é bem forte. Dá para ver de bem longe — confirmou o gerente regional da agência da Celesc em Itajaí, Diogo Gomes Cardoso.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do clarão visto no ceú

O incidente deixou cerca de 36 mil unidades consumidoras sem luz, em Itajaí e Balneário Camboriú quando ocorreu o estouro, ainda durante a madrugada. Segundo Diogo, a região do litoral sofreu com fortes rajadas de vento nesse período. Com isso, objetos acabaram sendo arremessados contra a rede de alta tensão da Celesc e causaram o dano na subestação de Itajaí.

O exato momento da explosão chegou a ser filmado e surpreendeu pela dimensão. Assista aqui.

Por volta das 8h30min, no entanto, cerca de 90% da energia já havia sido restabelecida na área afetada. Ao meio-dia, aproximadamente 2 mil unidades ainda estavam sem luz na região, mas, de acordo com Diogo, se tratavam de casos isolados, sem qualquer relação com a explosão da madrugada desta terça.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

O que explica avião da FAB voando em círculos no céu de Navegantes