A primeira leoa branca nascida no Brasil já não é mais uma gatinha. Clara, estrela do zoo do Beto Carrero World, completa nesta terça-feira um ano de vida e o parque comemora o sucesso inédito no país na reprodução em cativeiro. O charme e a disposição para as câmeras permanecem, mas não se engane: a delicadeza de filhote ficou para trás, assim como os dentinhos de leite.
Continua depois da publicidade
Estranhos já não podem mais entrar na jaula de Clara, sob o risco de ficar na mira de brincadeiras arriscadas e imprevisíveis – coisa de leão. Embora ainda seja um filhote – grandes felinos só chegam à idade adulta aos dois anos-, Clara pesa mais de 70 kg e tem garras dignas de uma representante da Savana africana. A mamadeira dos primeiros meses de vida foi trocada por três quilos de carne diários, além dos suplementos e vitaminas.
Desde que deixou o convívio intenso com veterinários e biólogos e passou a ocupar o próprio recinto, em julho, Clara tem despertado a curiosidade dos leões brancos que vivem no espaço ao lado. Entre eles, seus pais. Daniel Fedullo, veterinário do parque que acompanhou Clara desde o nascimento, pretende no futuro apresenta-la à família. A operação vai ser delicada e demandar tempo, já que a mãe rejeitou a cria assim que ela nasceu. O comportamento, comum na primeira gestação dos felinos, fez com que Clara fosse criada por humanos.
– Por enquanto, os leões adultos têm mais curiosidade em relação à Clara do que ela em relação a eles. Ela ainda gosta muito de gente – explica o veterinário, que tem se afastado dela aos poucos.
Continua depois da publicidade
Como todo felino que se preze, Clara tem hábitos noturnos e passa boa parte do dia dormindo. Vez ou outra, interrompe a soneca para sessões de enriquecimento ambiental. Gosta de bolas, caixas de papelão, e improvisa os próprios brinquedos com galhos que se soltam das palmeiras em seu oásis particular.
À vontade em seu novo lar, com direito a lagoa, cachoeira e uma rede para espreguiçar, Clara virou protagonista no zoo do Beto Carrero. Não por acaso, ela é o animal mais procurado no parque.
Clara em números
Idade: 1 ano
Peso atual: 70 kg
Peso na idade adulta: 200 kg
Alimentação: 3 kg de carne e suplementos por dia
Saiba mais
– Leões brancos, como a Clara, não são albinos, mas são espécimes raros na natureza. A cor, que pouco favorece o disfarce na Savana, faz com que sejam predadores menos eficientes. Além disso, a pelagem era muito cobiçada pelos caçadores, que levaram a espécie às vias da extinção.
Continua depois da publicidade
– Os pais de Clara vieram de um criadouro na África do Sul. Pretória, a mãe, e Mafunyane, o pai, chegaram ao parque em 2012 junto com outras duas leoas, Kenya e Zâmbia.
– A rejeição de Pretória à Clara é comum em felinos, que costumam deixar de lado a primeira cria. Ter sido alimentada por humanos, na mamadeira, garantiu a sobrevivência da leoazinha.
– Os veterinários e biólogos que cuidaram dela assim que nasceu estão gradativamente se afastando de Clara. A tendência é que, no futuro, ela possa conviver com os outros leões brancos do parque.
Continua depois da publicidade