As montadoras ainda passam por apuros devido à escassez de peças, mas é preciso recuperar o tempo perdido. Projetos que haviam sido adiados começaram a chegar às ruas no segundo semestre de 2021, e haverá uma nova onda de lançamentos em 2022.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

> Saiba tudo sobre carros no NSC Total

Há novidades em todos os segmentos, sejam pequenos, grandes, flex ou elétricos.

A alta de preços acumulada ao longo da pandemia, o foco em veículos de maior valor agregado e as novas regras de segurança e emissões resultaram no fim dos carros populares. Contudo a indústria precisa de modelos de menor preço e maior volume de produção para atender tanto ao varejo quanto aos frotistas.

Continua depois da publicidade

Veja carros que irão estrear em 2022

A Volvo trará o C40, um SUV capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias
A Volvo trará o C40, um SUV capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias – (Foto: Divulgação)
Nova geração do Citroën C3 vai priorizar o espaço interno e terá desenho que remete aos utilitários esportivos
Nova geração do Citroën C3 vai priorizar o espaço interno e terá desenho que remete aos utilitários esportivos – (Foto: Divulgação)
Após apresentar o utilitário Tan, em novembro, a chinesa BYD prepara a estreia do sedã Han. São carros elétricos de alto luxo que chegarão ao mercado no começo de 2022, com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
Após apresentar o utilitário Tan, em novembro, a chinesa BYD prepara a estreia do sedã Han. São carros elétricos de alto luxo que chegarão ao mercado no começo de 2022, com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. – (Foto: Divulgação)
Na Honda, a primeira novidade do ano será a versão hatch do novo City
Na Honda, a primeira novidade do ano será a versão hatch do novo City – (Foto: Divulgação)
 A Ford Maverick estreia no primeiro trimestre, com motor 2.0 turbo (253 cv) e tração integral. Seu preço deve começar em R$ 200 mil.
A Ford Maverick estreia no primeiro trimestre, com motor 2.0 turbo (253 cv) e tração integral. Seu preço deve começar em R$ 200 mil. – (Foto: Divulgação)
A Toyota também terá novidades entre os compactos. O modelo Yaris será renovado, com mudança de estilo e inclusão de itens tecnológicos. A apresentação será em janeiro.
A Toyota também terá novidades entre os compactos. O modelo Yaris será renovado, com mudança de estilo e inclusão de itens tecnológicos. A apresentação será em janeiro. – (Foto: Divulgação)
A Renault, que passa por um processo de reposicionamento no Brasil, vai atualizar o subcompacto Kwid; haverá até uma versão 100% elétrica. O modelo flex reestreia no início de 2022 com mudanças de estilo e redução de consumo, que já era baixo.
A Renault, que passa por um processo de reposicionamento no Brasil, vai atualizar o subcompacto Kwid; haverá até uma versão 100% elétrica. O modelo flex reestreia no início de 2022 com mudanças de estilo e redução de consumo, que já era baixo. – (Foto: Divulgação)
Após ser a pioneira entre as marcas premium com o i3, a BMW trará o sedã i4, cuja autonomia pode chegar a 590 km na versão eDrive40.
Após ser a pioneira entre as marcas premium com o i3, a BMW trará o sedã i4, cuja autonomia pode chegar a 590 km na versão eDrive40. – (Foto: Divulgação)
Outra opção da BMW será o SUV iX, que assim como o i4 - também estreia no primeiro semestre.
Outra opção da BMW será o SUV iX, que assim como o i4 – também estreia no primeiro semestre. – (Foto: Divulgação)
A GM terá ainda uma opção mais em conta no meio do ano: a nova geração da Montana. O modelo retorna com cabine dupla e estilo semelhante ao do SUV compacto Tracker. O motor deverá ser o 1.2 turbo flex (133 cv).
A GM terá ainda uma opção mais em conta no meio do ano: a nova geração da Montana. O modelo retorna com cabine dupla e estilo semelhante ao do SUV compacto Tracker. O motor deverá ser o 1.2 turbo flex (133 cv). – (Foto: Divulgação)
A JAC Motors, marca chinesa que oferece o maior número de modelos elétricos no Brasil, vai trazer o sedã E-J7. O modelo, que está em pré-venda por R$ 259,9 mil, terá as primeiras unidades entregues no início de 2022.
A JAC Motors, marca chinesa que oferece o maior número de modelos elétricos no Brasil, vai trazer o sedã E-J7. O modelo, que está em pré-venda por R$ 259,9 mil, terá as primeiras unidades entregues no início de 2022. – (Foto: Divulgação)
Sedã Civic voltará ao país como importado. A 11ª geração virá do Canadá a partir do segundo semestre de 2022.
Sedã Civic voltará ao país como importado. A 11ª geração virá do Canadá a partir do segundo semestre de 2022. – (Foto: Divulgação)

Essa lacuna será preenchida por novos carros compactos. O lançamento mais aguardado nesse segmento é a nova geração do Citroën C3, que vai priorizar o espaço interno e terá desenho que remete aos utilitários esportivos.

A opção mais em conta deverá receber o 1.0 flex que já equipa modelos da Fiat – ambas as marcas fazem parte do grupo Stellantis. A estreia está prevista para o segundo trimestre, com preços por volta de R$ 70 mil.

A Renault, que passa por um processo de reposicionamento no Brasil, vai atualizar o subcompacto Kwid; haverá até uma versão 100% elétrica. O modelo flex reestreia no início de 2022 com mudanças de estilo e redução de consumo, que já era baixo. Os valores devem ser mantidos: hoje o modelo é vendido por R$ 59,9 mil na versão Zen.

Na Honda, a primeira novidade do ano será a versão hatch do novo City. O modelo chega para substituir o Fit e deverá oferecer versões a partir de R$ 100 mil. O novo motor 1.5 flex (126 cv) traz injeção direta de combustível e menor consumo em comparação ao antecessor.

Continua depois da publicidade

A marca japonesa lançará também a segunda geração do HR-V, que está em fase avançada de desenvolvimento no Brasil. A estreia deve ocorrer no meio do ano.

A concorrente Toyota também terá novidades entre os compactos. O modelo Yaris será renovado, com mudança de estilo e inclusão de itens tecnológicos. A apresentação será em janeiro.

Já o sedã Civic voltará ao país como importado. A 11ª geração virá do Canadá a partir do segundo semestre de 2022.

As picapes serão protagonistas entre os utilitários. A Ford Maverick estreia no primeiro trimestre, com motor 2.0 turbo (253 cv) e tração integral. Seu preço deve começar em R$ 200 mil.

Continua depois da publicidade

A marca americana pretende trazer também seu maior sucesso de vendas nos EUA: a F-150, uma picape tamanho GG. A geração atual tem 5,9 metros de comprimento e vai concorrer com a linha RAM (a partir de R$ 445 mil).

Se a Ford estuda importar sua picape grande, a General Motors avança nos planos de trazer a Chevrolet Silverado de volta ao mercado nacional. São esperadas versões a diesel e a gasolina, com estreia no segundo semestre.

A GM terá ainda uma opção mais em conta no meio do ano: a nova geração da Montana. O modelo retorna com cabine dupla e estilo semelhante ao do SUV compacto Tracker. O motor deverá ser o 1.2 turbo flex (133 cv).

Com produção em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), a picape será o principal concorrente da Fiat Toro, que custa a partir de R$ 138,4 mil nas versões 1.3 turbo flex (185 cv). Esse mesmo motor irá equipar outra novidade de 2022: a reestilização do Jeep Renegade.

Continua depois da publicidade

O jipinho chegará no começo do ano com mudanças de estilo e mais conectividade. A nova opção turbinada terá tração 4×4 para substituir as versões a diesel.

Mas o próximo ano não terá apenas carros flex ou a diesel. Além do Kwid elétrico, outros automóveis que não queimam combustível chegarão às lojas, ainda que com preços elevados.

A Volvo trará o C40, um SUV capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias. É a versão com estilo cupê do XC40, que agora é vendido apenas em versão 100% elétrica, por R$ 389.950.

Após apresentar o utilitário Tan, em novembro, a chinesa BYD prepara a estreia do sedã Han. São carros elétricos de alto luxo que chegarão ao mercado no começo de 2022, com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

Continua depois da publicidade

Após ser a pioneira entre as marcas premium com o i3, a BMW trará o sedã i4, cuja autonomia pode chegar a 590 km na versão eDrive40. Outra opção será o SUV iX, e ambos estreiam no primeiro semestre.

A JAC Motors, marca chinesa que oferece o maior número de modelos elétricos no Brasil, vai trazer o sedã e-J7. O modelo, que está em pré-venda por R$ 259,9 mil, terá as primeiras unidades entregues no início do ano.

*Por Eduardo Sodré / Folhapress.

Leia mais:

Crash test que reprova Argo e Cronos, dá nota máxima a Taos

Lucia Camargo: crescimento da indústria fica aquém do esperado

Saiba quais são as SUVs que dominam em Santa Catarina