As montadoras ainda passam por apuros devido à escassez de peças, mas é preciso recuperar o tempo perdido. Projetos que haviam sido adiados começaram a chegar às ruas no segundo semestre de 2021, e haverá uma nova onda de lançamentos em 2022.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
> Saiba tudo sobre carros no NSC Total
Há novidades em todos os segmentos, sejam pequenos, grandes, flex ou elétricos.
A alta de preços acumulada ao longo da pandemia, o foco em veículos de maior valor agregado e as novas regras de segurança e emissões resultaram no fim dos carros populares. Contudo a indústria precisa de modelos de menor preço e maior volume de produção para atender tanto ao varejo quanto aos frotistas.
Continua depois da publicidade
Veja carros que irão estrear em 2022
Essa lacuna será preenchida por novos carros compactos. O lançamento mais aguardado nesse segmento é a nova geração do Citroën C3, que vai priorizar o espaço interno e terá desenho que remete aos utilitários esportivos.
A opção mais em conta deverá receber o 1.0 flex que já equipa modelos da Fiat – ambas as marcas fazem parte do grupo Stellantis. A estreia está prevista para o segundo trimestre, com preços por volta de R$ 70 mil.
A Renault, que passa por um processo de reposicionamento no Brasil, vai atualizar o subcompacto Kwid; haverá até uma versão 100% elétrica. O modelo flex reestreia no início de 2022 com mudanças de estilo e redução de consumo, que já era baixo. Os valores devem ser mantidos: hoje o modelo é vendido por R$ 59,9 mil na versão Zen.
Na Honda, a primeira novidade do ano será a versão hatch do novo City. O modelo chega para substituir o Fit e deverá oferecer versões a partir de R$ 100 mil. O novo motor 1.5 flex (126 cv) traz injeção direta de combustível e menor consumo em comparação ao antecessor.
Continua depois da publicidade
A marca japonesa lançará também a segunda geração do HR-V, que está em fase avançada de desenvolvimento no Brasil. A estreia deve ocorrer no meio do ano.
A concorrente Toyota também terá novidades entre os compactos. O modelo Yaris será renovado, com mudança de estilo e inclusão de itens tecnológicos. A apresentação será em janeiro.
Já o sedã Civic voltará ao país como importado. A 11ª geração virá do Canadá a partir do segundo semestre de 2022.
As picapes serão protagonistas entre os utilitários. A Ford Maverick estreia no primeiro trimestre, com motor 2.0 turbo (253 cv) e tração integral. Seu preço deve começar em R$ 200 mil.
Continua depois da publicidade
A marca americana pretende trazer também seu maior sucesso de vendas nos EUA: a F-150, uma picape tamanho GG. A geração atual tem 5,9 metros de comprimento e vai concorrer com a linha RAM (a partir de R$ 445 mil).
Se a Ford estuda importar sua picape grande, a General Motors avança nos planos de trazer a Chevrolet Silverado de volta ao mercado nacional. São esperadas versões a diesel e a gasolina, com estreia no segundo semestre.
A GM terá ainda uma opção mais em conta no meio do ano: a nova geração da Montana. O modelo retorna com cabine dupla e estilo semelhante ao do SUV compacto Tracker. O motor deverá ser o 1.2 turbo flex (133 cv).
Com produção em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), a picape será o principal concorrente da Fiat Toro, que custa a partir de R$ 138,4 mil nas versões 1.3 turbo flex (185 cv). Esse mesmo motor irá equipar outra novidade de 2022: a reestilização do Jeep Renegade.
Continua depois da publicidade
O jipinho chegará no começo do ano com mudanças de estilo e mais conectividade. A nova opção turbinada terá tração 4×4 para substituir as versões a diesel.
Mas o próximo ano não terá apenas carros flex ou a diesel. Além do Kwid elétrico, outros automóveis que não queimam combustível chegarão às lojas, ainda que com preços elevados.
A Volvo trará o C40, um SUV capaz de rodar cerca de 400 km com uma carga completa de suas baterias. É a versão com estilo cupê do XC40, que agora é vendido apenas em versão 100% elétrica, por R$ 389.950.
Após apresentar o utilitário Tan, em novembro, a chinesa BYD prepara a estreia do sedã Han. São carros elétricos de alto luxo que chegarão ao mercado no começo de 2022, com preços entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
Continua depois da publicidade
Após ser a pioneira entre as marcas premium com o i3, a BMW trará o sedã i4, cuja autonomia pode chegar a 590 km na versão eDrive40. Outra opção será o SUV iX, e ambos estreiam no primeiro semestre.
A JAC Motors, marca chinesa que oferece o maior número de modelos elétricos no Brasil, vai trazer o sedã e-J7. O modelo, que está em pré-venda por R$ 259,9 mil, terá as primeiras unidades entregues no início do ano.
*Por Eduardo Sodré / Folhapress.
Leia mais:
Crash test que reprova Argo e Cronos, dá nota máxima a Taos
Lucia Camargo: crescimento da indústria fica aquém do esperado