A Ciser será pioneira no uso de nanotecnologia – que consiste em usar materiais do tamanho de grãos ultrafinos. A instalação da linha de produção com este tipo de tecnologia em Joinville será em meados de 2012. Por enquanto, o produto, que poderá ser utilizado em setores como automotivo, aeronáutico, construção civil e eletrônicos, está em fase de testes.

Continua depois da publicidade

Após um ano de estudos, o uso da nanotecnologia se concretiza a partir de uma parceria com a taiwanesa Nanmat Technology. O laboratório da Ciser já está capacitado para a tecnologia e a linha de produção será equipada com maquinário importado de Taiwan.

– Nos primeiros dois meses de 2012, enviaremos funcionários para treinamentos na Ásia-, diz Guido Ganassali, gerente de pesquisa e desenvolvimento e inovação da Ciser.

Em abril, técnicos da Nanmat virão a Joinville para instalar os equipamentos. A parceria, anunciada na semana passada, resultará na fabricação de recobrimento superficial, seguindo os conceitos de preservação ambiental, que apresenta alta resistência à corrosão.

Continua depois da publicidade

O tratamento superficial é obrigatório para todas as peças de aço desenvolvidas na indústria metalúrgica. A produção em Joinville começa quando a Ciser emplacar o novo produto.

– Precisaremos preparar o mercado para receber o produto-, conta Ganassali.

O gerente diz que a resistência do novo recobrimento é superior a do aço inoxidável e os impactos ambientais são inferiores aos compostos usados em produtos similares no Brasil.