Pacientes do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, denunciam a falta de materiais para a realização de cirurgias na unidade. Muita gente teve o procedimento cancelado por não ter o equipamento necessário.

Continua depois da publicidade

Foi o que aconteceu com a mãe do motorista de ônibus Marcos Antonio da Silva. A paciente tem uma placa de platina na perna direita e iria removê-la na semana passada, mas não conseguiu.

— Levaram ela para a sala de cirurgia, deram anestesia, abriram o ferimento para tirar a platina. Não acharam a chave para tirar os parafusos da platina — relatou Marco em entrevista para a NSC TV.

Outra paciente contou que está internada há 20 dias e a cirurgia marcada para segunda-feira (21) não ocorreu também por falta de material.

— Fiquei de jejum até às 18h, sendo que a minha cirurgia estava marcada para 13h30min. Quando chegou 18h, eles disseram que a minha cirurgia tinha sido cancelada por falta de material. Sem previsão, o médico não fala nada, ninguém explica nada, está uma vergonha — disse.

Continua depois da publicidade

Em nota para a reportagem da Hora, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a direção do hospital está tomando as medidas cabíveis para sanar os problemas referentes à falta de material. Uma delas foi a solicitação de apoio às demais instituições do Estado.

Segundo a nota, um dos materiais que estava em falta, a placa de úmero, está sendo providenciada. Existe um pedido solicitando renovação de contrato com a empresa fornecedora do equipamento e tal medida deve respeitar os preceitos legais.

* Com informações da NSC TV