Com a alta nos casos de Covid-19 no Estado, as cirurgias eletivas precisaram ser suspensas e o estoque de oxigênio de Hospitais de Gestão Estadual e Gestão por Organização Social precisam ser revistos.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias de Santa Catarina no seu WhatsApp. Clique aqui.
O Governo do Estado de Santa Catarina emitiu um documento nesta sexta-feira (19) pedindo para que os hospitais revejam estoques de insumos e medicamentos e para cancelarem cirurgias. O objetivo é reforçar a capacidade de enfrentamento da Covid-19.
No ofício divulgado, outras medidas também foram citadas como a otimização do tempo de permanência dos pacientes para evitar que ela seja prolongada dentro das unidades de saúde e a certificação do bom funcionamento das redes de gases medicinais.
Na revisão do estoque e insumos, o Estado alega que a medida é para que a falta dos mesmos seja evitada. Além disso, também é requerido que as férias de servidores de saúde sejam suspensas, caso haja necessidade.
Continua depois da publicidade
Na escala de trabalho dos colaboradores da saúde, é pedido que seja instruído plantão único, para todo o copo de funcionários, caso necessário. Foi solicitado também que, em caso de necessidade, os servidores sejam transferidos para áreas com demanda alta de serviço.
Coronavírus em SC
Na manhã deste sábado (20) a Secretaria de Saúde do Estado (SES), divulgou o novo mapa de risco do coronavírus em Santa Catarina. Das 16 regiões, 15 estão no nível de risco gravíssimo. Apenas a região da Carbonífera está em risco grave. Este é o pior cenário da pandemia desde 23 de dezembro de 2020, quando todo o mapa estava vermelho.
No último boletim divulgado pela SES nesta sexta-feira (19), 6.891 mortes foram causadas pela doença no Estado e 631.868 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados desde o início da pandemia. A taxa de letalidade de Santa Catarina é de 1,09%.