As cirurgias eletivas de média e alta complexidade e consultas serão retomadas em Blumenau. Nos próximos dias pacientes que estão na fila de espera do SUS devem aguardar a ligação da Secretaria de Saúde para marcação dos procedimentos e exames. O governo do Estado autorizou o retorno através de portarias publicadas nesta segunda-feira (31). As operações podem acontecer em todas as unidades hospitalares públicas, filantrópicas ou privadas.
Continua depois da publicidade
— Essa liberação ocorre quando os números de internações em UTIs estão mais baixos. É importante que se dê atendimento para as outras situações que os pacientes tenham e que podem agravar — disse o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, na transmissão ao vivo da prefeitura nesta terça-feira (1°).
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
De acordo com Winnetou, a secretaria já alinha com os hospitais o retorno das cirurgias. As que necessitam de anestesia geral estavam suspensas desde junho. Nessa volta, caso o paciente convocado apresente febre ou sintomas respiratórios, deverá ser suspenso o procedimento, devendo a unidade realizar novo agendamento em até 30 dias
A portarias ainda estabelecem que os hospitais deverão manter inalterados o atendimento e internações dos pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19, respeitando o número de leitos hospitalares destinados ao enfrentamento da pandemia.
Continua depois da publicidade
> Surto de Covid-19 atinge idosos da Casa São Simeão, em Blumenau
Ainda foram estipuladas uma série de regras sanitárias para os atendimentos, incluindo a de higienização dos locais e veículos de transporte, além de limitações para a presença de acompanhantes.
Coronavírus em Blumenau
Por um problema no sistema, a prefeitura não divulgou a quantidade de infectados e internados na cidade. O número de óbitos é 130 até o momento.