Muitas dúvidas surgem sobre a influência do calor excessivo, criação de edemas e até mesmo sobre o repouso necessário durante as festas, mas, segundo o cirurgião plástico Daniel Volpato, de Florianópolis, as operações estão liberadas neste período. As cirurgias mais procuradas nesta época do ano são as de mama, as lipoaspirações e as de plásticas de abdômen.
Continua depois da publicidade
No inverno a procura por cirurgia plástica aumenta, mas muitas pessoas optam pelo verão, principalmente se as férias são na estação mais quente do ano. Independente da falta de certezas que envolvem o clima, com o aumento médio das temperaturas, é normal que haja um pouco mais de edemas, que resultam em uma recuperação mais longa, porém não prejudicam em nada o resultado desejado. O cuidado no pós-operatório é maior.
– Uso de coletes modernos, com tecidos que não transpiram tanto, e uma boa drenagem linfática, específica para cirurgias plásticas, são fundamentais – salienta a esteticista Juliana Carpes, da rede Fuzz.
De acordo com Volpato, é possível passar por uma cirurgia ou uma lipoaspiração em qualquer período do ano – sempre tomando os devidos cuidados:
Continua depois da publicidade
– O paciente não deve se expor diretamente ao sol durante 30 dias em nenhuma circunstância, isso porque as cicatrizes podem escurecer e as equimoses _ manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia _ podem adquirir um aspecto de tatuagem com a ação do sol. O ideal é se proteger por, pelo menos, 90 dias. Seja com protetor solar ou roupas – alerta.