Problemas com ar condicionado resultaram no reagendamentos de cirurgias eletivas — que não tem caráter emergencial e podem ser realizada com data e horário previamente agendados — que haviam sido marcadas para esta quarta e quinta-feira (13) no Hospital Celso Ramos, na Ilha. Pacientes teriam sido informados do cancelamento quando chegaram à unidade.

Continua depois da publicidade

Celita Maciel da Silva, de 45 anos, é moradora de Criciúma e veio à Florianópolis para fazer uma estapedectomia no ouvido esquerdo. Ela e o companheiro chegaram ao hospital às 6h e permaneceram na unidade até cerca de 8h30min.

Após passar por triagem, Celita conta que foi avisada pelo cirurgião, com quem se consulta há anos, que a cirurgia teria de ser remarcada por causa de problemas no ar condicionado do centro cirúrgico da unidade. Um atestado de comparecimento assinado pelo cirurgião foi entregue à Celita informando as causas do reagendamento de acordo com ela.

— Nós saímos ontem à noite de Criciúma, viemos com nosso carro, tivemos que dormir em hotel. Eu e meu marido, que é motorista, perdemos um dia de trabalho, porque, como a cirurgia não aconteceu, não conseguimos pegar atestado para o dia, apenas uma declaração de presença. Gastamos com tudo isso em vão – conta Celita, que trabalha como controladora de acesso em um hospital de Criciúma.

Ela, que espera há anos para fazer a cirurgia, terá de aguardar mais uns dias. Isso porque o procedimento foi reagendado para a próxima segunda-feira, dia 17.

Continua depois da publicidade

— Estou há oito anos para fazer essa cirurgia. Em abril eu diz no ouvido direito e a do ouvido era para ser feita seis meses depois, em outubro, mas teve de ser adiada — explica.

Reagendamento foi para casos específicos, diz Secretaria da Saúde

O problema na climatização do centro cirúrgico foi causado pela quebra de um equipamento durante os trabalhos de manutenção realizada na quarta-feira (12) de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES).

A empresa contratada para a manutenção dos sistema de ar condicionado trabalha para a substituição da peça danificada e o conserto deve ser finalizado nesta quinta-feira (13) segundo o órgão.

Algumas cirurgias, consideradas mais simples, foram transferidas para o centro cirúrgico de emergência. Outras, de maior complexidade, tiveram de ser reagendadas. No caso de Celita, de acordo com a Secretaria de Saúde, a decisão partiu do próprio cirurgião, que teria optado pelo reagendamento por se tratar de um procedimento mais delicado e demorado.

Continua depois da publicidade

A Secretaria da Saúde emitiu uma nota informando o problema. Confira na íntegra:

A direção do Hospital Governador Celso Ramos informa que a quebra de um equipamento durante os trabalhos de manutenção do sistema de climatização do centro cirúrgico causou o cancelamento de procedimentos eletivos durante essa quarta-feira (12/12).

As cirurgias já estão sendo retomadas com o uso do centro cirúrgico da Emergência. A direção ressalta que a empresa contratada para a manutenção do sistema de climatização está trabalhando na substituição da peça danificada e que o serviço deve ser concluído ainda hoje (13/12).

Os pacientes que tiveram cirurgias canceladas estarão sendo informados de novas datas para os procedimentos.

Leia mais informações da Ilha e da região da Grande Florianópolis