As regras publicadas em decreto na última sexta-feira (4) começam a valer a partir desta quarta (9) em Joinville. As mudanças dizem respeito à permissão de circulação de idosos na cidade e à permanência de mais de um familliar em estabelecimentos do município. As demais medidas continuam valendo sem alterações.
Continua depois da publicidade
> Acompanhe o funcionamento de serviços em Joinville durante a pandemia de Covid-19
Idosos com idade igual ou superior a 60 anos terão novamente permissão para circular em Joinville sem as medidas restritivas que estavam definidas no último decreto publicado na cidade. O cenário de redução de internações em UTIs e enfermarias levou à decisão. Em nota, a Secretaria da Saúde orientou que as pessoas com 60 anos ou mais continuem adotando as medidas de proteção, como uso de máscaras, higienização e isolamento social, para evitar o contágio e propagação do vírus, pois fazem parte de grupo de risco.
A determinação anterior permitia o deslocamento do grupo pertencente a essa faixa etária sob as seguintes restrições: apenas para o trabalho, atendimento de saúde ou compra de alimentos e produtos de saúde. Agora elas estão suspensas.
Continua depois da publicidade
A decisão havia sido publicada em junho de 2020 como medida para prevenir a disseminação do coronavírus, especialmente pelo alto número de mortes registradas em pessoas com idades acima dos 60 anos.
Já a outra flexibilização será com relação à permanência de mais de uma pessoa por família em estabelecimentos como supermercados, shoppings e demais estabelecimentos de comércio varejista ou atacadista. A limitação de ocupação havia sido estabelecida no fim de julho e, apartir desta quarta-feira, estão suspensas por período indeterminado.
Continua depois da publicidade
No entanto, outras regras continuam valendo. Os estabelecimentos podem atender somente 30% da capacidade máxima de lotação e os horários de atendimentos continuam limitados.
Joinville precisa diminuir nível de risco para novas mudanças
Para que os estabelecimentos comerciais possam voltar a atender em capacidade acima dos atuais 30%, Joinville precisa reduzir a avaliação de risco de “gravíssimo” para “moderado”, o patamar de mais baixo risco da pandemia na classificação. A estratégia é da Secretaria de Saúde de Joinville.
A classificação de risco do governo do Estado é atualizada todas as quarta-feiras. O nível de maior gravidade é o “gravíssimo”. A escala seguinte é “grave”, seguido por “alto” e “moderado”. Em atualização nesta quarta, a cidade mantém o nível gravíssimo.
Continua depois da publicidade