A circulação de dinheiro falso no comércio de Indaial levou a polícia a emitir um pedido de atenção aos empresários. O alerta veio um dia após o dono de uma agropecuária ter um prejuízo ao receber um pagamento com cédula que não era verdadeira.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Tapajós. A vítima contou que por volta das 15h um carro Fiat Idea da cor prata parou em frente ao estabelecimento, um homem desceu e foi até a loja, onde comprou uma gaiola e uma calopsita. Ele pagou com uma nota de R$ 200.

O que chamou a atenção do comerciante foi que o homem tinha muitas cédulas do mesmo valor na carteira e notas desse montante não são frequentemente vistas em circulação, sobretudo em grande quantidade. Quando o cliente saiu, o homem se deu conta de que era dinheiro falso e decidiu chamar a Polícia Militar. 

A nota foi apreendida e um boletim de ocorrência registrado. O caso deve ser enviado à Polícia Civil para investigar quem seria a pessoa que repassou o dinheiro falso, bem como quem está produzindo o material.

Continua depois da publicidade

“A Polícia Militar orienta a todos comerciantes e a quem mais interessar para que redobrem a atenção e cuidados ao receber notas de grande valor, pois está havendo maior volume de denúncias e informações referente à circulação de notas falsas”, diz nota da PM de Indaial.

É crime 

Falsificação de dinheiro é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de três a 12 anos de prisão. Colocar a cédula em circulação depois de saber que não é verdadeira, mesmo que a tenha recebido de boa fé, também pode ser condenado. A pena é de seis meses a dois anos de detenção.

O Banco Central recomenda que o comerciante não aceite a cédula caso suspeite de falsificação.

Leia também

> Menino de 10 anos recebe alta após meses internado por Covid em Blumenau: “Só queria ver o irmão”

> Cachorro atropelado e vítima de maus-tratos em Blumenau “se forma” em Veterinária

> Beto Carrero em Blumenau? Conheça a história perdida do parque no Vale do Itajaí