Encerrou neste domingo, na Prainha de São Francisco do Sul, a etapa de abertura da primeira edição do Circuito Surf Talentos Oceano 2016. O evento foi um sucesso e contou com a participação de 135 atletas de todo estado e suas famílias, reunidos numa grande festa do surfe catarinense.

Continua depois da publicidade

A Fecasurf trouxe novidades para 2016 neste novo circuito que busca incentivar a formação de novos talentos, através de um novo formato de competição direcionado às categorias de base.

O formato foi bem aceito pelos atletas, e ficou competitivo, principalmente nas categorias Junior e Mirim, onde os quatro finalistas de cada categoria entram como pré-classificados na segunda fase da Categoria Especial Pro/Am, tendo a chance de enfrentar os principais nomes do surfe profissional catarinense, adquirindo assim mais experiência para o futuro. Os pré-classificados deste ano foram definidos pelo Ranking Oficial da Fecasurf 2015.

O Campeão da categoria especial Pro/Am foi o surfista Ramiro Rubim, que conseguiu sua vitória numa final digna de profissionais. Ramiro virou o jogo contra o paranaense João Marcos na última onda surfada na bateria. Ramiro venceu somando 13,70 pontos contra 13,65 do adversário.

Continua depois da publicidade

A final da categoria Mirim também foi uma das baterias mais disputadas, também decidida só nos últimos minutos, terminando com a vitória de Wallace Vasco, de Florianópolis. Na categoria Júnior, a final não foi diferente, disputas acirradas, onda a onda, e o surfista Pedro Nogueira, de Guarujá/SP, que está morando em Garopaba, foi o campeão.

O surfista Léo Casal, de Florianópolis, foi um dos destaques com vitórias nas categorias Infantil e Iniciantes. Léo é o atual campeão catarinense da categoria Infantil, e já chega na categoria Iniciantes mostrando serviço, na corrida pelo título deste ano.

Entre as novidades para este ano, também está a volta da categoria Petiz, para atletas de até 10 anos de idade, e o vencedor desta primeira etapa foi o pequeno surfista de Balneário Camboriú Takeshi Yoama, de 9 anos de idade, que já começou a carreira com o pé direito.

Continua depois da publicidade

Outra novidade para 2016 no novo circuito e a divisão da categoria Feminino em Feminino Open, sem limite de idade e Feminino Júnior, para surfistas de até 18 anos. A campeã da categoria Feminino Open foi a surfista Gabriela Leite, nome de peso no surfe feminino catarinense. Na Júnior, a surfista Tainá Hinckel, uma das promessas do surfe feminino catarinense, garantiu sua primeira vitória no Oceano 2016. Tainá fez três finais, mostrando estar preparada para a temporada.

O Circuito Surf Talentos Oceano 2016 distribui 1000 pontos para cada categoria no Ranking Oficial da Fecasurf 2016, além de R$ 2.000,00 de premiação distribuídos para a categoria especial Pro/Am.

A próxima etapa já está marcada e será nos dias 2 e 3 de abril, na Praia do Santinho, em Florianópolis, e as inscrições já estão abertas na Fecasurf pelo fone (48)3025-1880.

Continua depois da publicidade

RESULTADOS – 1a etapa – São Francisco do Sul

PRO/AM

1º – Ramiro Rubim

2º – João Marcos

3º – Peterson Thomas

4º – Leandro da Silva

JUNIOR

1º – Pedro Nogueira

2º – Anderson Junior

3º – Edson de Pra

4º – Luan Piazera

MIRIM

1º – Wallace Vasco

2º – Edson de Pra

3º – Guilherme Marques

4º – Tayron da Silva

INICIANTES

1º – Léo Casal

2º – Luiz Mendes

3º – Tainá Hinckel

4º – Ian Casal

INFANTIL

1º – Léo Casal

2º – Noah Machado

3º – Lucas Machado

4º – Heitor Mueller

PETIZ

1º – Takeshi Oyama

2º – Antônio Vitorino

3º – Victor Hugo Giese

4º – Kauã Carvalho

5º – Julie Arissa

6º – Raoni Rocha

FEMININO OPEN

1º – Gabriela Leite

2º – Tainá Hinckel

3º – Susan Leal

4º – Andressa Carvalho

5º – Manu Pacheco

FEMININO JUNIOR

1º – Tainá Hinckel

2º – Manu Pacheco

3º – Yasmim Dias

4º – Julie Arissa

LOCAL

1º – Igor Foster

2º – Jean Elder

3º – Paulo Oliveira

4º – Fábio Cidral