Principal competição de vela oceânica do Sul do Brasil, a 29ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina terá início nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. O evento, que terá quatro dias de duração, está programado para acontecer na raia de Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, e vai reunir 250 tripulantes de 35 embarcações.
Continua depois da publicidade
– Conseguimos superar o quantitativo de embarcações para esse ano. Serão perto de trinta e cinco equipes e 250 velejadores na raia, o que representa um aumento de 20% com relação à última edição. Acredito que o Circuito Oceânico 2018 tenha dois pilares fundamentais para esse crescimento. A primeira delas é a mudança no formato, com duas raias. A segunda é a parte social do evento – disse Lucas Reis, gerente de eventos do Iate Clube de Santa Catarina.
A 29ª edição promete ser uma das mais competitivas da história. Presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro explicou que serão duas raias para possibilitar regatas específicas de acordo com o perfil das classe. Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos, por exemplo, terão quatro dias com regatas de percurso. Nas demais, serão realizadas uma regata longa e cinco barla-sota, ou uma média no lugar de uma barla-sota, dependendo das condições.
– Todas essas mudanças visam deixar a competição ainda mais atraente para as tripulações, pois cada classe terá regatas de acordo com o seu perfil. Com isso a disputa será ainda maior elevando o nível técnico da competição. Importante lembrar que tais mudanças também atraem um número maior de velejadores para a raia como pode ser visto na edição desse ano – falou Navarro.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que a 29ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina comece com uma regata longa, assim como ocorreu nos últimos anos. A certeza, porém, será apenas na manhã dessa quinta, quando a comissão faz a avaliação das condições para definir se as disputas serão de percurso ou barla-sota.
Atuais campeões do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina:
C30 – Portobello
ORC – Pajero
IRC – Inae/Transbrasa
RGS Geral – Cherne
HPE-25 – Força 12
Cruzeiro – Carino
Leia mais notícias sobre o esporte catarinense