O Iate Clube de Santa Catarina abre, partir desta quinta-feira, o calendário náutico com a disputa da 30ª edição do Circuito Oceânico. São esperadas mais de 30 embarcações nas águas da praia de Jurerê, em Florianópolis, reunindo cerca de 300 velejadores naquele que é considerado um dos principais eventos da modalidade no país.
Continua depois da publicidade
Entre quinta-feira e domingo estarão em disputa as classes ORC, IRC, C30, HPE-25, que terão seis regatas cada (uma longa, de percurso, e cinco no formato barla-sota – regatas entre duas boias). As categorias RGS, RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos vão contar com uma longa e três médias.
– Este formato de competição é muito atraente, pois as classes terão regatas de acordo com o seu perfil. Além de elevar o nível técnico da competição e trazer as regatas mais próximas do público, o que tem sido uma filosofia da nossa Comodoria – avalia o presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro.
A classe C30 do Circuito Oceânico valerá também como primeira etapa do Campeonato Brasileiro. Reunindo embarcações de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, essa categoria promete ser uma das mais competitivas ao longo dos quatro dias na praia do Norte da Ilha de Santa Catarina.
O comandante Inácio Vandresen, campeão brasileiro em 2016 e que defende o Zeus Team, do Iate Clube de Santa Catarina, falou sobre a expectativa para o evento.
Continua depois da publicidade
– O nível do Circuito Oceânico de 2019 tem tudo para ser um dos mais altos de todos os tempos, pois as tripulações são muito fortes e todos estão extremamente treinados e capacitados. A presença dos barcos de São Paulo e Rio Grande do Sul vai tornar a competição ainda mais brilhante e todos que estão indo para a raia tem condições de sair com o título – destaca.
Atuais campeões do Circuito Oceânico:
ORC: Ângela Star VI
IRC: Mahalo
HPE-25: Força 12
RGS Geral: Caulimaran
RGS Cruzeiro: Astral
Multicascos: Tico Tiko
Bico de Proa A: Harmonya
Bico de Proa B: Caos Calmo