O CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos, um dos mais importantes projetos de arte e cultura geek de Santa Catarina, acaba de anunciar as datas de sua quarta edição: de 18 a 20 de março de 2022. O projeto também está de casa nova: o Boulevard 14/32, da Floripa Airport, em Florianópolis, será sede do projeto que celebra o universo das HQs e da cultura pop.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O CCQ nasceu com o propósito de conectar fãs, artistas e indústria e apresentar ao público de todos os gostos e idades o melhor em HQs, arte, entretenimento e games.
– Somos muito mais do que um evento de quadrinhos e entretenimento: queremos ser agentes de transformação e inspiração, pois acreditamos que as melhores histórias ainda serão contadas – diz José Mathias, um dos idealizadores do CCQ, junto a Bruno Flesch.
Por isso o projeto não se resume apenas ao entretenimento, mas também cumpre o papel de ser um espaço educacional, social e cultural. Em 2022 a programação será concentrada em três dias, e totalmente gratuita: estão programados painéis, conversas com artistas, workshops, exposições, live art, o famoso Artists Alley e concurso de cosplay, entre outras atividades.
Continua depois da publicidade
> Dez filmes para assistir no Star+, novo streaming disponível no Brasil
Em sintonia com as discussões da contemporaneidade, a curadoria do CCQ levará para o evento pautas relevantes, com participação de convidados de todas as regiões do Brasil.
– Tentamos fazer um evento que prega a diversidade do mercado de quadrinhos – ressalta Bruno Flesch.
Atrações confirmadas para o CCQ 2022
As primeiras atrações já estão confirmadas: Alice Monstrinho (Florianópolis), artista na Silver Games e autora dos quadrinhos Radioactive!, de quatro volumes de Bad Omen e cinco HQs pela editora Skript; Lucas Ferreyra (Buenos Aires | Florianópolis), nome de referência em arte sequencial, pinturas e roteiros e com trabalhos publicados em vários países; Diego Moreau (Florianópolis), um dos fundadores da editora Skript, coautor do doc em quadrinhos Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas e coautor da webcomic Fanboy e Garota Sincera.
> Grupo de rock de Florianópolis se isolou às margens da Lagoa da Conceição para gravar disco
O ilustrador baiano Hugo Canuto também já confirmou sua participação. Ele é autor do álbum Contos dos Orixás (2019), que adapta as grandes histórias da cultura Yorubá para as HQs. Outro nome de destaque é Ricardo Manhães, de Florianópolis, autor best-seller na Europa. Por fim, Cris Peter, artista do Rio Grande do Sul reconhecida pelo trabalho como colorista de quadrinhos.
Continua depois da publicidade

CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos 2022
De 18 a 20 de março de 2022
Boulevard 14/32, no Floripa Airport, em Florianópolis
Leia também:
> ABBA vai lançar primeiro disco em 40 anos e voltar aos palcos de forma digital
> Primeiro romance de Pete Townshend está disponível no Brasil