O presidente da Confederação Brasileira de Surfe (CBS), Juca de Barros, divulgou nesta segunda, dia 26, que a entidade começará a adotar o teste antidoping a partir da terceira etapa do Circuito Brasileiro. A prova ocorrerá na Praia da Joaquina, em Florianópolis, entre 30 de maio e 1º de junho.
Continua depois da publicidade
– Esse é o passo mais importante que demos nos últimos anos. Com os atletas fazendo o exame, estaremos passando para a sociedade brasileira que o surfe deixou de ter aquela imagem marginal de antigamente – destacou Barros.
As amostras serão recolhidas ao final de cada prova pelos membros da Comissão Nacional de Controle de Dopagem, formada por Octávio da Silveira Neto, psiquiatra e coordenador do controle de dopagem da CBF no Paraná, Jorge Tânus Nagem coordenador de dopagem da CBF e químico da Universidade Federal de Minas Gerais, e Francisco Radler de Aquino Neto, químico responsável pelo Ladetec, laboratório credenciado ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A CBS ficará responsável pela divulgação dos resultados.
O controle será feito durante todas as etapas do Brasileiro de Surfe, competição que serve de seletiva para o Mundial Júnior, que ocorrerá em Durban, na África do Sul, em agosto deste ano. Cada exame custa em média R$ 500.
Continua depois da publicidade