As cinzas do vulcão Calbuco, que entrou em erupção no Chile na última quarta-feira depois de 54 anos, cruzaram a fronteira do Brasil com o Uruguai na tarde desta sexta-feira e devem avançar para o centro do Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde de sábado. Mas, de acordo com o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, a direção em que as cinzas estão viajando até o momento torna difícil que elas atinjam Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
:: Fotos impressionantes mostram a erupção de vulcão no Chile
– Elas estão subindo em direção ao extremo sul do Rio Grande do Sul e indo mais em direção ao litornal norte e ao mar. Se chegarem a alcançar Santa Catarina, vai ser mais na região de Criciúma, mas com uma altitude maior e no máximo dê um aspecto um pouco nublado ao céu. Mas é uma condição a ser monitorada durante o fim de semana – explicou.
Se as cinzas alcançarem a região de Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho será fechado já que além de problemas de visibilidade, as cinzas vulcânicas causam danos aos motores das aeronaves.
Continua depois da publicidade

Aeroportos da Argentina, Uruguai e Chile já foram afetados e vários voos saídos desses países cancelados. Porém, de acordo com a Infraero nenhum em direção a Florianópolis está cancelado ou até mesmo atrasado até às 17h30min desta sexta-feira.
No Chile, uma capa de cinzas de 40 centímetros cobre a cidade de Ensenada, a mais próxima ao Calbuco. Mais de 4,4 mil pessoas foram evacuadas.
:: Confira imagens da erupção do vulcão