O superintendente interino do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Barbosa, informou à comitiva de vereadores de Jaraguá do Sul que o viaduto da avenida Waldemar Grubba vai ser entregue até setembro. O departamento continua analisando as duas possibilidades que já haviam sido anunciadas: ou pagar mais pelo asfalto, conforme solicitação da empreiteira EPT, ou entregar a pavimentação do elevado para uma empresa já licitada pelo Programa de Restauração e Manutenção das Rodovias Federais. Como a repactuação dos valores depende de vários cálculos e posterior aprovação pelo TCU, o mais provável – e mais rápido – é que outra construtora assuma. Quem bate o martelo entre as opções é o superintendente titular, Vissilar Pretto, que volta de Brasília a Florianópolis na semana que vem.

Continua depois da publicidade

Comitiva

A comitiva, liderada pelo presidente da Câmara, José Ozório de Ávila, teve participação também dos vereadores Arlindo Rincos, Jeferson Oliveira, João Fiamoncini e Hideraldo Colle.

Casa legalizada

Guaramirim pode ser o próximo município beneficiado pelo Programa Lar Legal.

Continua depois da publicidade

– Já temos ações julgadas em Guaramirim que, após transitar em julgado, o que leva uns 15 dias, poderíamos ir lá entregar os títulos – afirmou o desembargador Lédio Rosa de Andrade, coordenador do programa, ao deputado Gelson Merisio (PSD), presidente da Assembleia.

Realizado pelo Tribunal de Justiça, com a parceria da Alesc, Ministério Público, governo estadual e prefeituras, o projeto regulariza áreas com ocupação consolidada. Em Lebon Régis, o Lar Legal beneficiou mais de duas mil pessoas, ao entregar os títulos de propriedade das casas de 535 famílias.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Atendimento aos empreendedores

Foram assinados dois termos de cooperação na região para beneficiar os empreendedores. Em Guaramirim, o posto da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) virou escritório, com mais serviços. Em Jaraguá do Sul, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, encaminhou a construção da Praça do Empreendedor, um espaço para concentrar serviços e agilizar a abertura de empresas. Blumenau abriu uma praça dessas no ano passado. Lá, é possível encaminhar os documentos para abrir um negócio em 72 horas.

Em favor dos rizicultores

Voltou otimista a comitiva que foi a Brasília pedir apoio na renegociação das dívidas dos rizicultores. Os produtores alegam prejuízos de até 80% na safra deste ano. O grupo, composto por vereadores de Massaranduba e São João do Itaperiú, o vice-prefeito de Massaranduba e o presidente da Cooperativa Juriti, participou de audiências com parlamentares e representantes de ministérios. Como resposta aos pedidos, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitou ao Ministério da Fazenda e ao Conselho Monetário Nacional que se adote a política de renegociação das dívidas dos produtores.

Continua depois da publicidade

De olho no golpe

O Procon de Jaraguá do Sul está alertando a população e os comerciantes que um homem estaria se passando por funcionário do órgão para vender exemplares do Código de Defesa do Consumidor. A estratégia é alegar que o código passou por revisão. Mas é mentira.