O vereador Ademar Winter (PSDB) pediu vista ao projeto de lei da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul que prevê aumento da escolaridade exigida para assessores parlamentares da casa. Hoje, para ocupar o cargo, o funcionário precisa ser apenas alfabetizado. Com a proposta, sugerida pela mesa diretora, seria exigido o ensino médio. Natália Petry (PMDB) defendeu que a alteração fique para a análise da próxima legislatura, para que os novos vereadores tenham a liberdade de escolher seus funcionários. Natália sugeriu ainda que o projeto preveja um período para que assessores adquiram a escolaridade exigida. Eugênio Juraszek (PP) fez coro dizendo que também votaria contra.

Continua depois da publicidade

Cobrança como em uma empresa

Jeferson de Oliveira (PSD) defendeu a proposta de alteração da escolaridade. Alegou que a população mostrou nas urnas que quer empresários na administração pública, assim conclui que se espera uma gestão empresarial. “Que empresa paga um salário de quase R$ 4 mil para quem não tem ensino médio?”, destacou. Emendou ainda dizendo que quem faz concurso não pode ter prazo para estudar depois da aprovação. “Quem já é assessor já poderia ter se atualizado”, considerou o vereador.

Leia mais notícias da colunista Cinthia Raasch.

Confira as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Comissão ganha novo integrante

Jocimar dos Santos Lima (PSDC), presidente interino da Câmara de Jaraguá do Sul, foi sorteado como novo integrante da comissão processante que avalia a cassação do mandato do presidente titular, José Ozório de Ávila (PSC). Jocimar se junta a Jeferson de Oliveira (PSD) e Arlindo Rincos (PSD) na comissão. Amarildo Sarti (PSDB) pediu para sair.

Parceiros alemães

Uma delegação do Estado alemão de Rheinland-Pfalz visita a região de Joinville desde ontem. Hoje, a comitiva passará pela Duas Rodas, em Jaraguá. A empresa jaraguaense foi fundada por imigrantes de Mainz, a capital do Estado do grupo. A intenção da viagem ao Brasil é buscar parceiros comerciais. Nas rodadas de negócios, também está a Pericó, que se reunirá com a empresa de máquinas e equipamentos para a vinícola Clemens GmbH & Co. KG.

Impacto

A Secretaria de Educação de Guaramirim recebeu cerca de quatro mil inscrições para o processo seletivo que oferece 80 vagas na área de educação pelo período de um ano. São 50 candidatos por vaga.