Arlindo Rincos (PSD) tanto aprovou a lei implantada em Balneário Piçarras sobre a proibição de vereador se tornar secretário, que já desenvolveu proposta semelhante para Jaraguá do Sul. Pelo texto, só poderiam ocupar uma pasta municipal ou estadual os vereadores que renunciassem. O projeto prevê alteração da Lei Orgânica e autorizaria licença da Câmara apenas para quem ocupar o cargo de prefeito. No litoral, os integrantes do Legislativo entendem que quem ocupa pasta de destaque torna-se mais conhecido entre a população e, quando volta ao Legislativo seis meses antes de novo pleito, está em posição política de vantagem para tentar a reeleição. No discurso, está o interesse dos eleitores, que votam no candidato para que os represente na Câmara, não no Executivo.

Continua depois da publicidade

Possíveis afetados

A proposta de Arlindo Rincos, reeleito, mas de oposição, complicaria a situação da também reeleita Natália Petry (PMDB), já confirmada como futura secretária de Esporte, Cultura e Turismo, e de Rogério Jung (PMDB), indicado como secretário de Educação. A proposta ainda precisa passar pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final antes de ir a plenário. As emendas à Lei Orgânica precisam ser votadas em dois turnos, com dez dias de intervalo entre eles e com voto favorável de oito dos 11 vereadores. Pela composição atual da Câmara e pelo tempo até o recesso, há chances de o projeto passar.

Leia mais notícias da colunista Cinthia Raasch.

Confira as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Renúncia

O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, vai renunciar no fim do mês para que seu vice, Loriano Rogério Costa (PSDB), o Kutcha, assuma a Prefeitura. “Compromisso que firmei com meu vice há quatro anos. Fiz o mesmo no meu mandato anterior”, afirma Tamanini ao ser perguntado sobre as razões para deixar o cargo. Entre as ações principais deste fim de mandato, o prefeito destaca as contas em dia, enrocamento em pedras na margem do rio Novo, pavimentação da rua Roberto Seidel e a entrega na semana que vem da Unidade Básica de Saúde do Centro.

Era para o Via Verde

A verba de R$ 496 mil, que será destinada à Arena Jaraguá, estava prevista para construção do Parque Via Verde, na Ilha da Figueira. Mas como um local para instalação da estrutura ainda não foi adquirido, o recurso que veio por emenda de Mauro Mariani irá para melhorias na área externa na Arena, que já tem escritura regularizada. O Via Verde seria o primeiro grande parque municipal de Jaraguá do Sul. A estrutura e outros parques estão no plano de governo de Antídio Lunelli (PMDB).

Ginásio ampliado

Em Guaramirim, foi inaugurado o Ginásio de Esportes Vereador Lauro Lemke. A estrutura passou por ampliação e agora tem mais de 560 m² e capacidade para 250 pessoas nas arquibancadas. O investimento foi de R$ 504 mil.

Cobrança deu resultado

Depois da cobrança de Natália Petry (PMDB) sobre seus projetos parados, a proposta que cria um cadastro de cuidadores e protetores de animais em situação de risco foi colocada em apreciação na semana passada e passou com unanimidade na primeira votação. Quando a lei estiver em vigor, os protetores cadastrados deverão ter acesso, por exemplo, a programas gratuitos de castração e chipagem de cachorros e gatos.

Continua depois da publicidade