A sexta-feira não trouxe as vendas esperadas de ovos de Páscoa. A expectativa é que o movimento aumente neste sábado e que os supermercados de Jaraguá do Sul consigam atingir o mesmo volume de vendas do ano passado. As redes preparam promoções para estimular os clientes.

Continua depois da publicidade

Para esta Páscoa, a pesquisa da Fecomércio mostrou que os consumidores do estado tinham intenção de gastar, na média, R$ 151,70, com todos os presentes – que devem ser chocolates em 92% dos casos. O valor que deve ser gasto neste ano representa uma queda de 4,1% em relação a 2015.

Veja mais notícias de Jaraguá do Sul e região

Melhor pudim

Continua depois da publicidade

Tem jaraguaense entre os 12 finalistas do concurso “O melhor pudim do Brasil”, do programa Mais Você. A lojista Tânia Grah Brandt concorre com um pudim à base de leite condensado e leite de coco. Foram 4,6 mil receitas enviadas. A própria Ana Maria Braga disse que provou 63 pudins – e engordou dois quilos – para ajudar a escolher os pudins finalistas. A final do concurso está prevista para o fim do mês de abril.

Roubos

Jaraguá registrou no ano passado 14 roubos e 196 furtos de veículos. Os crimes são diferenciados pelo emprego ou não de violência. Quando há o contato com a vítima é roubo. Os números são da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O fechamento de 2015 foi divulgado neste mês.

Em Criciúma, que também tem um perfil industrial e uma população um pouco maior, foram registrados, no ano passado, 148 roubos – mais de dez vezes a mais -, e 774 furtos, quantidade quase quatro vezes maior. Já Joinville, em 2015, teve 478 roubos e 1.815 furtos de veículos.

Por que menor?

Os órgãos de segurança destacam as características geográficas, financeiras e humanas de Jaraguá como fatores para os índices mais baixos de criminalidade. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é de 0,803 – considerado como muito alto pela ONU.

Continua depois da publicidade

Critérios

O IDHM considera renda, longevidade e educação da população. As características geográficas influenciam pela dificuldade de estabelecer rotas de fuga, já que a cidade é cercada por morros, cortada por rios e sem acesso fácil às rodovias. O efetivo da Polícia Militar em Jaraguá, apesar de ser atuante, é considerado proporcionalmente menor que as tropas de Criciúma e de Joinville.

Telemedicina

Durante a semana, o governo estadual capacitou médicos de Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá para participar do sistema Telessaúde em endocrinologia. Com isso, médicos do Programa Saúde da Família podem atender os pacientes nas unidades básicas dos municípios e encaminhar online os casos para os endocrinologistas de Florianópolis cadastrados no sistema. A partir da análise dos especialistas é possível priorizar os pacientes que têm mais urgência de atendimento. Hoje, a fila de espera por uma consulta com endocrinologista em Jaraguá é de quase 500 pessoas, entre adultos e crianças.