A Secretaria de Segurança Pública está com o projeto para construção da nova Delegacia Regional de Jaraguá do Sul quase pronto. A prioridade agora é a Prefeitura transferir um terreno para que o Estado construa. O imóvel mapeado tem 960 m² e fica ao lado da atual delegacia. Deve ser doado assim que a Câmara de Vereadores votar o projeto de transferência apresentado em setembro. A obra vai custar R$ 4 milhões. O delegado regional Adriano Spolaor afirma que o prédio atual é pequeno para comportar Ciretran, confecção de identidades e o trabalho administrativo. “Com uma delegacia nova, quem procura os serviços vai ter mais conforto e vai enfrentar menos filas do lado de fora. Além disso, no futuro poderemos pleitear mais funcionários”, explica. A ideia é que, com o novo prédio, a delegacia da comarca (que realiza operações e investiga) seja transferida para a atual estrutura da regional – depois de reforma da construção. Já a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e a Divisão de Investigação Criminal (DIC), que hoje funcionam em salas alugadas, passarão para os prédios próprios. Sobre o projeto na Câmara, o presidente da casa, José Ozório de Ávila, afirmou que não tinha conhecimento sobre tema, mas que colocará a proposta de transferência do terreno o quanto antes em votação.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Atrás das promessas

Em reunião com o governador, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá, Leonel Pradi Floriani, cobrou algumas das principais demandas da região. Sobre a construção do elevado na BR-280, no acesso a Guaramirim, Raimundo Colombo afirmou que estão sendo tomadas providências para que a assinatura da ordem de serviço ocorra ainda neste ano. Já as obras de revitalização da SC-110, entre Jaraguá e Pomerode, devem ser retomadas na próxima semana. A outra situação discutida foi a falta de móveis para o Cedup de Guaramirim. A compra do mobiliário foi prometida para o ano que vem. Ainda na pauta da reunião esteve o pedido de recursos para melhorias em escolas. Colombo encaminhou a solicitação para o secretário de Recursos Desvinculados do governo, Celso Calcanhoto, que vai verificar a possibilidade da liberação de emenda parlamentar de R$ 350 mil.

Continua depois da publicidade

Audiovisuais contra drogas

O mês que Luis Fernando Almeida (PP) ficou na Câmara continua rendendo. Foi aprovado nesta semana o projeto que obriga a exibição de mídias audiovisuais sobre prevenção às drogas e ao álcool e seus malefícios nas aberturas de shows, eventos artísticos, culturais e educacionais em do Jaraguá do Sul. Os materiais deverão ter duração mínima de dois minutos. O projeto ainda passa por mais uma votação antes de seguir para sanção do prefeito.

Parada Segura

Já outros projetos estão a passos lentos. O Parada Segura, da vereadora Natália Petry (PMDB), apresentado no início de maio, ainda aguarda votação. O projeto que prevê que os ônibus parem em qualquer lugar do itinerário a pedido de mulheres e idosos entre 22h e 6h passou pelas comissões e pode ir a votação. O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) já se posicionou na Câmara argumentando que há risco de os passageiros sofrerem violência, assalto e situações de constrangimento no trajeto a pé até suas casas. Ainda falando dos projetos de Natália, a proposta de cadastro de protetores individuais para animais abandonados ou em risco parece mais perto de ser votado. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final havia dado parecer contra a lei, mas no plenário o parecer foi derrubado por unanimidade. Ou seja, alguns vereadores mudaram de ideia.