O fechamento dos dados de julho do mercado de trabalho em Jaraguá do Sul trouxe dados negativos pela quinta vez seguida neste ano. No mês, entre contratações e demissões, 205 vagas foram fechadas. A maioria na indústria, que cortou 154 empregos. No acumulado desde janeiro, a cidade já fechou mais de 1.800 empregos na soma dos setores. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.
Continua depois da publicidade
Acumulado
Os números preocupam ainda mais se olharmos os dados desde o início da crise, em maio de 2014. No período, quase 6.600 vagas foram eliminadas nas indústrias jaraguaenses.
Sinsep propõe compromisso a candidatos
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul (Sinsep) entregou nesta quinta-feira aos candidatos a prefeito uma carta-compromisso em evento realizado na Câmara de Vereadores. A lista do Sinsep pede que o futuro prefeito se comprometa a manter as negociações abertas, conceda índice real de reajuste, realize concursos públicos periódicos, atualize o Plano de Cargos e Salários, revise o estatuto do magistério, nomeie servidores para cargos comissionados e funções gratificadas, entre outras demandas.
Continua depois da publicidade
Abono do PIS
Em Jaraguá, cerca de 1.200 pessoas ainda podem sacar o abono salarial do PIS. O benefício deve ser retirado até o dia 31 de agosto. Até esse prazo, têm direito a receber no máximo R$ 880 os trabalhadores que em 2014 trabalharam pelo menos um mês com carteira assinada e receberam no máximo dois salários mínimos mensais.
Nas outras cidades da região também há pessoas que ainda podem sacar: em Guaramirim, são 323 pessoas; Massaranduba tem 157; Corupá está com 84; e Schroeder, 73. E atenção: o calendário de pagamento dos valores referentes a 2015 já começou, liberando o abono no mês do aniversário do beneficiário.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Plano de recursos hídricos em andamento
Deve ser concluído até meados do ano que vem o plano de gestão de recursos hídricos da bacia do Itapocu. A responsabilidade pelo projeto é de um comitê vinculado à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). A intenção é garantir que não falte água para a população.
– Este planejamento será responsável pela gestão, estabelecendo metas e definindo investimentos para o setor. O plano vai permitir conhecer o volume e a condição da água disponível para o uso correto, de acordo com cada tipo de usuário, e com isto trazer desenvolvimento com sustentabilidade – explica Pedro Guilherme de Lara, engenheiro da Unisul – universidade contratada para realizar os levantamentos técnicos.
Continua depois da publicidade
Corupá conclui registros
Corupá é o primeiro município catarinense a concluir os julgamentos dos pedidos de registro de candidatura a prefeito, vice e vereador. Ao todo, foram 53 registros deferidos: dois para prefeito (João Carlos Gottardi (PP) e Eddy Edgar Eipper (PSDB), dois para vice e 49 para vereador.