Diante da negativa da Prefeitura em conceder reajuste salarial, aproximadamente 1500 servidores municipais se reuniram nesta terça-feira em frente à Prefeitura de Jaraguá do Sul e decidiram que entram em greve a partir desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A categoria pede o reajuste da inflação acumulada nos últimos doze meses, mais ganho real de 3%. O prefeito Dieter Janssen já tinha afirmado que não tem caixa para dar nem a correção da inflação.

Diante da ameaça de greve, o prefeito e o secretário de Administração e Finanças, Ademar Possamai, comprometeram-se com o sindicato a estudar uma proposta de escalonamento do reajuste da inflação, caso haja identificação de aumento da arrecadação do município.

A proposta deve ser apresentada nesta quarta. Atualmente, 51,8% da receita da Prefeitura estão comprometidos com o pagamento da folha. A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê 54% como teto.

Veja mais notícias de Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

Nova reunião

Nesta quarta-feira, às 18 horas, os servidores fazem nova assembleia para discutir a proposta que deve ser apresentada durante o dia pela Prefeitura. Se for aprovada, a greve será suspensa.

Outros municípios

As outras cidades do Vale do Itapocu já fecharam os acordos. Em Massaranduba, os servidores vão receber o reajuste total da inflação acumulada, que é de 11,07%. Em Schroeder, a Prefeitura vai conceder 10%. Guaramirim vai dar 7%, e Corupá, 6%.

Sismógrafo para Jaraguá

Com o novo tremor de terra registrado nas localidades de Jaraguazinho e São Pedro, em Jaraguá do Sul, no fim da manhã de segunda-feira, aumenta a expectativa de compra de um sismógrafo para o município. A Defesa Civil regional estuda a possibilidade e deve encaminhar um pedido de aquisição para a Secretaria de Estado da Defesa Civil ou para o órgão nacional. O equipamento, que registra os movimentos do solo, pode reduzir o tempo de resposta das equipes e antecipar possíveis medidas preventivas. O sismógrafo mais perto de Jaraguá fica em Ibirama. Os dados precisam ser solicitados a Brasília.

Gripe A

Uma criança que morreu na segunda à noite é mais um caso suspeito de gripe A em Jaraguá. A menina de dez anos era moradora do bairro Jaraguá Esquerdo e estava internada desde domingo no Hospital Jaraguá. Uma amostra de sangue foi coletada e enviada ao Laboratório Central, em Florianópolis. A expectativa é que o resultado chegue em 15 dias.

Continua depois da publicidade

Outros casos

Desde o início do ano, Jaraguá já encaminhou para análise material de outros seis casos da região suspeitos de influenza. Até agora, o único caso confirmado do vírus H1N1, causador da gripe A, foi o de um homem de 49 anos de Guaramirim que morreu no início do mês. Os outros cinco deram negativo.

Ações

O caso que culminou na morte do paciente demorou muito para ser divulgado para o Estado. A Secretaria de Saúde de Guaramirim afirma que só recebeu a confirmação na semana passada. A Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul fala a mesma coisa. Agora, as equipes apressam-se para encontrar a família da vítima da gripe.