Nesta quinta-feira, secretários municipais de saúde da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) se reúnem em Florianópolis para discutir as dívidas do governo do Estado com os municípios. O secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Dalton Fischer, afirma que o município tem mais de R$ 5 milhões para receber. O valor é referente a atendimentos prestados pelos hospitais São José e Jaraguá e serviços como de oncologia e terapias. O que falta pagar são os procedimentos chamados de “extrateto”, que extrapolam os valores garantidos pelo governo federal. Hoje, as unidades de Jaraguá do Sul atendem a aproximadamente 20 outros municípios da região. Sem recursos, há risco de limitar os procedimentos.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Atrasos em todo o caminho dos recursos

O Estado afirma que a dívida é menor, de quase R$ 4 milhões. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os atrasos nos repasses são causados pela demora do Ministério da Saúde em encaminhar as verbas. A assessoria de comunicação informa que o secretário de Saúde, João Paulo Kleinübing – que voltou nessa terça-feira ao cargo -, está mobilizado para tentar encontrar uma solução.

Continua depois da publicidade

Festival gastronômico

Jaraguá também participa do Festival Brasil Sabor. Cinco restaurantes da cidade (Arriba Mexican Bar, Bodega do Richter, Casa da Nonna, Jack American Bar e The John American Pub) vão oferecer pratos com descontos de 30 a 50% em pelos menos dois dias da semana. O festival começa amanhã e vai até 10 de junho.

Morro das Antenas

Terminou a etapa de concretagem de quase um quilômetro no acesso à Chiesetta Alpina, no morro Boa Vista. Agora, falta sinalizar a via e instalar placas e canaletas para drenagem pluvial. A entrega está prevista para junho.

Audiência pública

É hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Guaramirim, a audiência pública para revisão do Plano Diretor do município. Na reunião será apresentado o diagnóstico das potencialidades e deficiências de Guaramirim para que a população aprove ou solicite alterações.

No caminho a Pomerode

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá aprovou na sessão de ontem uma moção para solicitar a conclusão das obras na SC-110, que liga o município a Pomerode. A proposição foi do vereador Eugênio Juraszek (PP). A obra, que começou em 2014, prevê recuperação de 12,4 km da rodovia, com faixa adicional para ciclistas, saída de ônibus e calçada. Sem pintura, muitos motoristas estão pensando que são duas pistas no sentido a Pomerode.

Continua depois da publicidade