Neste ano, Jaraguá do Sul recebeu 3% a menos do Fundo Nacional de Saúde do que nos sete primeiros meses do ano passado. Enquanto de janeiro a julho de 2016 foram R$ 30,7 milhões repassados, no mesmo período de 2015 foram R$ 31,7 milhões – valor não corrigido. Os recursos são para despesas com vigilância em saúde, média e alta complexidades ambulatoriais e hospitalares, investimentos, atenção básica e assistência farmacêutica.

Continua depois da publicidade

Pré-candidatos no desfile

O empresário Antídio Lunelli, pré-candidato a prefeito, assistiu do meio do público ao desfile em comemoração ao aniversário de Jaraguá ontem. Dieter Janssen, no palanque, foi discreto, conforme prevê a lei eleitoral. Mas a família Breithaupt-Janssen sempre chama a atenção. Junto com a primeira-dama Zélia e as filhas, o prefeito foi assediado para fotos. Mesmo assim, conseguiu encontrar tempo de até pedir bis do bolo de aniversário. Vicente Caropreso também fez parte da comemoração. O deputado desfilou junto com a Apae de Jaraguá.

Transporte coletivo em debate

É hoje a audiência pública do transporte coletivo de Jaraguá. Às 18h30, vai ser apresentada a minuta do edital de licitação do serviço no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. O contrato vigente vence em 11 dias. Na reunião, a comunidade poderá opinar e sugerir mudanças para o documento. O que já foi adiantado pela Prefeitura é que será necessário aumentar a quantidade de linhas de ônibus. Outras melhorias, como acessibilidade e ar-condicionado na frota, também podem entrar na pauta.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Atualização do eleitorado

À medida que o Tribunal Regional Eleitoral atualizava os dados sobre os eleitores, já era divulgado. Mas agora os dados são definitivos: Jaraguá do Sul tem 114.349 pessoas aptas a votar nas próximas eleições. São quase quatro mil eleitores a mais que em 2014. Do total do eleitorado, 8.361 fizeram o cadastro biométrico. Como o registro da digital ainda não é obrigatório em Jaraguá, a votação deste ano terá sistema híbrido.

Biblioteca móvel

Hoje, o micro-ônibus Casulo, que é a biblioteca móvel da Fundação Cultural de Jaraguá, vai para o bairro João Pessoa. Ele vai ser estacionado no Cras. Amanhã, o projeto estará no bairro Estrada Nova, no pátio da igreja católica. Na quinta, o Casulo vai para o posto de saúde do Santa Luzia. Quem pega os livros emprestados no ônibus devolve 30 dias depois, quando o ônibus volta aos bairros.