O relator da comissão processante em andamento na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos (PSD), apresentou nesta segunda-feira parecer favorável à continuidade da análise sobre eventual cassação do mandato do presidente da casa, José Ozório de Ávila, o Zé da Farmácia (PSC). Arlindo informou que não havia razões para parar o processo. Hoje, os outros integrantes se juntam a Arlindo para debater o parecer. Como o presidente da comissão, Jeferson Oliveira (PSD), já havia adiantado, o grupo deve seguir o entendimento do relator. Antes de colocar o tema em votação em plenário, a comissão aguarda receber todo o processo criminal contra Zé, com todas as decisões que enquadraram o vereador por tráfico de drogas por venda ilegal de medicamentos. “Haverá um julgamento político, provavelmente no fim de outubro ou no início de novembro”, prevê Arlindo.
Continua depois da publicidade
Defesa
Até o início da noite de ontem, o advogado de Zé da Farmácia, Marcos Fey Probst, não havia sido notificado sobre a decisão de dar continuidade à comissão, por isso não pôde se manifestar sobre ações futuras. No documento de defesa prévia, o advogado requeria a produção de todos os meios de provas legalmente admitidas, inclusive com oitiva de testemunhas, caso a comissão levasse a representação a votação. O relator considerou que não precisava ouvir testemunhas nesta etapa porque já há sentença do processo. De qualquer forma, a própria comissão já espera algum embargo da defesa. O advogado de Zé baseia-se no artigo do Código Penal que menciona cassação de mandato apenas para condenações acima de quatro anos. O vereador recebeu pena de três anos e dez meses. A defesa argumenta também que a juíza, sabendo que Zé da Farmácia era vereador, deveria ter se manifestado na sentença quanto à perda de mandato.
Aumentou
A pesquisa de outubro do Procon de Jaraguá sobre os itens da cesta básica mostrou que o produto que mais aumentou do mês passado para este foi o tomate. O incremento passa de 64%, considerando os preços mais baratos encontrados em cada período nos supermercados pesquisados. Já a batata suja é o item que tem mais variação entre mercados neste mês: 201,5%.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Gustavo Cerbasi em Jaraguá
Hoje, o autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi, faz palestra na Scar. O escritor discutirá como melhorar o consumo ou sair das dívidas sem jogar o problema para o futuro, como poupar sem privações e como criar uma carteira de investimentos inteligente. A palestra será às 19h30, no Grande Teatro. O evento é organizado pelo Núcleo Jovem da Acijs. Ingressos para o público em geral e associados custam R$ 100. Para empresas nucleadas, R$ 75.
Semana de ética e cidadania
Cinco alunas que participaram do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina resolveram levar parte dos assuntos aprendidos para os colegas de Jaraguá. As deputadas jovens organizaram a Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania para estudantes do ensino médio na Escola Alvino Tribess. A escola da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) está apoiando.