A programação de aniversário de Jaraguá do Sul, comemorado no dia 25 de julho, vai começar um mês antes. Os eventos já iniciam-se no sábado e vão até agosto com atividades esportivas, culturais, religiosas e inaugurações. Para o dia 25 de julho, quando Jaraguá completa 140 anos, estão previstos desfile seguido de bolo de aniversário de aproximadamente dez metros, na avenida Getúlio Vargas. O bolo será fornecido pelo Núcleo de Panificação da Acijs. Entre as inaugurações, uma das mais importantes é a do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) Mestre Manequinha, no bairro Vila Lenzi, no dia 25 de junho. Nos dias 23 e 24 de julho, haverá mais uma edição do Eco Radical e Festival Alternativo, com esportes de aventura e 20 bandas locais. Em meio à programação cultural ainda, destaque para a Feira do Livro, de 11 a 21 de agosto, e para o espetáculo “Cantando e Contando 140 Anos de História”, realizado pelo Coral Municipal no dia 20 de agosto.

Continua depois da publicidade

Baixo custo

Não é o primeiro ano que Jaraguá não terá uma grande festa com show gratuito de aniversário. A redução nos repasses que a Prefeitura recebe é a explicação para um aniversário mais econômico, mas, segundo o presidente da Fundação Cultural, Sidnei Marcelo Lopes, trata-se de programação sem muitos gastos, mas que prioriza o brilho que a data merece.

– Tudo está sendo preparado com muito carinho e envolvimento da comunidade – diz.

Banana rastreada

Continua depois da publicidade

Será lançado hoje, em Corupá, o Projeto de Rastreabilidade da Produção de Banana, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. O programa baseia-se no registro diário das atividades dos bananicultores em um dispositivo eletrônico. O Caderno de Campo Digital permite que os produtores façam o controle dos serviços realizados no manejo do pomar, como plantio de novas áreas, desbaste, ensacamento, adubação, manejo de pragas e registro de colheitas. O sistema beneficiará nove associações de bananicultores e duas cooperativas da região.

– Antes, o produtor anotava tudo num caderno e precisava trazer na associação. Agora, pode fazer pela internet e ganhar tempo – explica Eliane Müller, diretora da Associação de Bananicultores de Corupá.

O consumidor também terá benefícios porque os dados de origem da fruta estarão disponíveis em selos com QR code, que são aqueles códigos de barras bidimensionais escaneados por câmeras de celulares. Em um mês, aproximadamente, o sistema deve entrar em uso.

Conferência das cidades

A Conferência Municipal das Cidades em Corupá será hoje, na Câmara de Vereadores, das 8h às 18h. O tema deste ano é A função social da cidade e da propriedade com o lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”. Toda a população pode participar.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

PSDC

O encontro estadual do PSDC em Jaraguá do Sul reuniu cerca de 800 pessoas no Estádio João Marcatto, no fim de semana que passou. Participaram o presidente estadual do partido, vereador Jocimar de Lima, o pré-candidato a prefeito Junqueira Junior e representantes de outras cidades do Estado.