O prefeito Dieter Janssen manteve a proposta de reajuste de 6,77% para os servidores durante negociação com representantes do sindicato da categoria, o Sinsep. O pedido da classe era de 10%. A proposta da Prefeitura já foi protocolada na Câmara. Por se tratar de ano eleitoral, apenas os reajustes aprovados até o dia 5 de abril poderão ser concedidos.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura pediu então que a Câmara realize uma sessão extra, no fim de semana ou na segunda-feira, para votar o tema. A lei com o reajuste precisa ser publicada até terça-feira. Depois dessa data, apenas a inflação acumulada neste ano poderá ser concedida aos servidores. A categoria já sinalizou que vai fazer uma manifestação na segunda-feira de manhã na Prefeitura e vai solicitar aos vereadores que não aprovem a proposta.
Veja mais notícias de Jaraguá do Sul e região
A greve continua
Na sexta-feira, a adesão ao movimento aumentou, com ingresso de servidores da Saúde também. Dos quatro mil servidores, segundo o Sinsep, mais de mil paralisaram as atividades. A Prefeitura não divulgou um levantamento da quantidade. Dezoito centros de educação infantil atenderam parcialmente, e 27 escolas municipais ficaram com turmas sem aulas.
Continua depois da publicidade
Já saíram
Pensando nas eleições deste ano para a Câmara, deixaram os cargos na Prefeitura Hideraldo Colle (PMDB), que era secretário de Obras; Marcelo Prochnow, presidente da Fundação Cultural; Antônio Marcos da Silva, secretário da Habitação e da Assistência Social; e Luís Fernando Almeida (PP), diretor do Procon. A lei eleitoral diz que quem vai concorrer precisa deixar essas funções seis meses antes do pleito. Por enquanto, estão confirmados os servidores municipais Sidnei Lopes, de volta à presidência da Fundação Cultural, e Elci Cristofolini nas secretarias de Assistência Social e Habitação.
Como fica a Câmara
Na semana que vem, Hideraldo Colle assume o mandato na Câmara de Vereadores no lugar de Pedro Garcia (PMDB), que estava como suplente. O partido deve fazer um rodízio na vaga, que poderá ser ocupada também pelos suplentes Antônio Marcos da Silva e Norberto Voigt. Já Luiz Fernando Almeida vai ocupar cadeira no Legislativo temporariamente, durante afastamento de Eugênio Juraszek (PP) para tratamento de saúde.
Reajuste do Legislativo
O prefeito Dieter Janssen vetou o reajuste aprovado na Câmara para os quase 50 servidores do Legislativo de Jaraguá. Os vereadores tinham votado a favor de conceder a correção do INPC acumulado entre abril de 2015 a março de 2016. O índice para o período ainda não está fechado, falta a divulgação do resultado de março, mas deve ficar perto de 10% no período. Os vereadores vão avaliar o veto da Prefeitura. Se for derrubado, a lei pode ser promulgada e o reajuste concedido.
Treinão da AMA
Neste domingo, tem treinão solidário da Associação de Amigos do Autista (AMA) de Jaraguá. O encontro é às 9 horas da manhã, na praça Ângelo Piazera. De lá, os participantes partem em caminhada, corrida ou pedalada pelo Centro. Serão vendidas camisetas ao custo de R$ 20 para os participantes.
Continua depois da publicidade