A Prefeitura de Jaraguá do Sul não vai autorizar o reajuste solicitado pela Canarinho. A empresa havia pedido aumento de quase 7% nas passagens para compensar redução na quantidade de passageiros. O procurador do município, Eduardo Marquardt, explica que o aumento não foi autorizado porque a análise de fluxo de caixa da concessionária não foi suficiente para atestar que haja déficit. É possível que nos meses seguintes novos documentos sejam apresentados. Mas, por enquanto, o preço deve continuar como está. Pelo entendimento da procuradoria, o contrato atual com a Canarinho prevê um aditivo de 180 dias. A expectativa é assinar na sexta-feira. O contrato em vigor vence no sábado.
Continua depois da publicidade
Semáforos sonoros
Jaraguá, assim como outras cidades com mais de 50 mil habitantes do Estado, recebeu notificação recomendatória do Ministério Público de Contas para apresentar informações sobre semáforos sonoros para pedestres e cronograma de instalação dos equipamentos na cidade. O aviso sonoro é para orientar pessoas com deficiência visual. Hoje, Jaraguá não tem nenhum equipamento do tipo. O diretor de trânsito, Rogério Kumlehn, informou que o município não possui recursos nem para realizar estudo de demanda e de possíveis pontos para instalação, nem para comprar os aparelhos. Essa necessidade não foi prevista no orçamento do ano. A procuradora Cibelly Farias Caleffi ainda não recebeu a resposta de Jaraguá. Se nenhuma justificativa plausível for apresentada, um processo poderá ser aberto no Tribunal de Contas do Estado.
PSDB avalia mudar de lado
A decisão do PSDB de estar em uma chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Jaraguá pode levar a uma mudança de aliados. A aliança com o PMDB e o PP continua indefinida. Dieter Janssen (PP) não tentará a reeleição para que Antídio Lunelli (PMDB) concorra. É justo então que o PP indique o vice da chapa. Se for assim, os tucanos podem seguir junto com o PSD de Jair Pedri. “Se ficar PMDB e PP, não muda o que há hoje”, avalia Marcia Alberton, presidente do PSDB, indicando que os tucanos querem mudanças. Com as convenções partidárias, amanhã, a especulação acaba.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Mais prêmios para a WEG
A WEG foi eleita pela revista “Época Negócios” como a melhor empresa do País no setor de mecânica e metalúrgica. A companhia também ficou em primeiro lugar na categoria desempenho financeiro, segundo lugar em capacidade de inovar e terceiro em responsabilidade socioambiental. O anuário da revista considera as finanças, práticas de RH, responsabilidade socioambiental, governança corporativa, inovação e visão de futuro das empresas. Com o reconhecimento da Época, a coleção de prêmios da WEG continua crescendo. Recentemente, a revista “Exame” e o jornal “Valor Econômico” também destacaram a empresa jaraguaense.
50 anos dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá completará 50 anos no dia 22 de agosto. Atualmente, a receita da entidade é de R$ 159 mil por mês, mas as despesas passam de R$ 185 mil. O déficit é contornado com promoções. Para arrecadar fundos e marcar meio século de serviços à comunidade, haverá venda de camisetas, pedágio em 11 pontos da cidade no sábado e, no dia 10 de setembro, feijoada no Parque Malwee.