O prefeito Dieter Janssen (PP) assinou nessa segunda-feira a portaria que corta totalmente as gratificações dos servidores que ocupam cargos de supervisores, assistentes e encarregados. Quase 120 efetivos da Prefeitura de Jaraguá do Sul vão perder o adicional de aproximadamente R$ 1.500 nos salários. A economia deve ser de R$ 200 mil por mês. A Prefeitura esperava desde setembro que a Câmara de Vereadores votasse um projeto que previsse redução parcial das gratificações. A primeira proposta era de corte de 20%. Em março, o Executivo mudou o projeto para 50%. A expectativa era de que a votação fosse na semana passada. Sem avaliação da pauta, Janssen decidiu cortar tudo. A medida já vale para o próximo pagamento.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Leia outras colunas de Cinthia Raasch.

É definitivo?

O prefeito afirma que em algumas funções poderá voltar atrás, em uma avaliação caso a caso, se for procurado. Mas isso ainda depende da aprovação na Câmara do projeto que prevê corte de 50% das gratificações. A expectativa é de que a sessão de hoje dê um parecer. Se os vereadores aprovarem, os servidores que voltarem a receber o benefício terão a metade do pagamento do adicional. Caso os servidores até então gratificados discordem dos cortes e queiram voltar para as funções nas quais foram aprovados em concurso, haverá acúmulo de funções entre outros funcionários.

Continua depois da publicidade

Caixa apertado

Dieter Janssen cita a crise e o reajuste de 7% concedido aos servidores como justificativas para a medida nada simpática com os funcionários gratificados. “Desde outubro de 2014, não há aumento de receita”, destaca o prefeito. A Prefeitura afirma que já adotou também outras medidas. Entre elas, corte de 20% no secretariado, redução de cargos comissionados e repasse de 20% do salário do prefeito para o Fundo Municipal da Saúde.

Startup Weekend

Estão abertas as inscrições para a segunda Startup Weekend, em Jaraguá. O evento vai ser de 13 a 15 de maio no Centro Empresarial da cidade, com o tema smart cities.

Posto de saúde

Deve ser assinada nos próximos dias a ordem de serviço para construção de um posto de saúde na localidade Bracinho, em Schroeder. A previsão é que até setembro a unidade já esteja em funcionamento.

Para aumentar as vendas

A CDL vai instalar um trono na praça Ângelo Piazera neste sábado, a partir das 9 horas. A iniciativa é para que as mães se sintam rainhas, com direito a coroa e um cetro, e tirem fotos. A ideia é valorizar as mães e, claro, lembrar os filhos da data para que movimentem o comércio.

Continua depois da publicidade