Quem tem alguma pendência com a Justiça Eleitoral precisa se programar para procurar o cartório local o quanto antes. O prazo para regularizar o título, fazer o documento e transferir o local de votação termina no dia 4 de maio. Em Jaraguá do Sul, é possível também fazer o cadastramento biométrico até essa data. Mas é importante lembrar: o registro da digital ainda não é obrigatório na cidade. Nas próximas eleições, todas as seções de Jaraguá vão ser mistas. O movimento do Cartório Eleitoral já está cinco vezes maior que o normal.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que a procura cresça ainda mais à medida que o fim do prazo se aproxime. O horário de atendimento no posto da Justiça Eleitoral, que fica na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, é das 12 às 19 horas. No dia 30 de abril, sábado, o cartório vai fazer plantão das 9 às 13 horas. Já nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário de atendimento vai ser estendido, indo das 9 às 17h. Nesses três últimos dias, vão ser distribuídas 500 senhas diariamente.
Cadastro biométrico
Até agora, 6840 pessoas fizeram o cadastramento biométrico em Jaraguá. A cidade tem 112 mil eleitores. Como o registro da digital não é necessário na cidade neste ano, o Cartório Eleitoral recomenda que quem tinha intenção de procurar atendimento apenas para a biometria deixe para ir ao posto em outro momento. É possível que a procura por serviços obrigatórios, como a confecção do título para quem vai completar 18 anos até as eleições, possa superar a quantidade de senhas disponíveis para os últimos dias.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Continua depois da publicidade
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Ainda o viaduto
O prazo está acabando… O contrato do viaduto na Waldemar Grubba, bem na entrada de Jaraguá, prevê a entrega da obra até o fim de abril. Falta pavimentar ainda. Há mais de um mês, a empreiteira precisou tirar toda a camada de macadame das pistas. O DNIT identificou que essa base não tinha atingido a resistência adequada por causa da chuva. A camada já foi refeita. Agora, a fase é de aplicação do material impermeabilizante. Depois disso, o viaduto pode ser asfaltado e receber as muretas de proteção. Se vai dar tempo de terminar até o fim do mês? O DNIT não respondeu. A obra começou em 2013 e tinha como primeiro prazo de entrega meados de 2014. Já foram feitas três prorrogações da data de conclusão.
Pavimentação
A Câmara de Vereadores aprovou na última sessão a retificação da lei que autoriza a Prefeitura de Jaraguá do Sul a emprestar R$ 8 milhões do BRDE. O recurso vai ser usado para atualização de equipamentos de informática e para a pavimentação de cinco ruas: Arduino Perine, Amandus Rengel, Dorval Marcatto, Irineu Franzner e Cecilia Planinscheck Marquardt.
Vacinas contra a gripe
Os cinco municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul vão receber, juntos, 56.204 doses da vacina contra a gripe para os grupos prioritários. Em Jaraguá do Sul está prevista a vacinação para até 35.476 pessoas. A meta é atingir 80% desse total. Guaramirim vai imunizar até 7.956 moradores na rede pública. Em Corupá, serão 4.283 doses; em Massaranduba, 4.577; e em Schroeder, 3.912 pessoas. A campanha começa na segunda-feira, dia 25 de abril, e vai até 20 de maio.
Plano Diretor participativo
A primeira oficina preparatória para a revisão do Plano Diretor reuniu 44 pessoas, na Vila Chartres. O grupo sugeriu e discutiu medidas para o desenvolvimento ordenado de Jaraguá. A próxima reunião vai ser no dia 25, às 19h, na Escola Cristina Marcatto. Esta vai ser para os moradores dos bairros Jaraguá Esquerdo, São Luís e Tifa Martins. Ao todo, serão nove oficinas em todas as regiões da cidade. A revisão do Plano Diretor precisa ser concluída até o ano que vem.
Continua depois da publicidade