Nesta terça-feira, Jaraguá do Sul conta mais um prazo não cumprido na lista de prorrogações do viaduto na entrada da cidade. Com o vencimento hoje, já foram cinco datas desrespeitadas desde 2014, quando, inicialmente, se esperava pela entrega da obra. E o pior: mais um prazo se encerra e a construção foi suspensa por tempo indeterminado. A empreiteira EPT assinou ontem um termo de paralisação do elevado na avenida Waldemar Grubba. Antes, víamos uma vez ou outra algum funcionário desenvolvendo um serviço secundário, mas agora não há ninguém trabalhando no viaduto. Só falta pavimentar, trabalho que poderia ser concluído em 15 dias de tempo firme. Neste momento, o que trava a obra é o pedido da empresa por reajuste no valor dos insumos asfálticos. A construtora afirma que em dois anos o material aumentou 105%, mas diz que o DNIT concedeu apenas 31% de correção. Além disso, o diretor da EPT, Wolney Moreira da Costa, afirma que tem dois meses de trabalhos não pagos pelo governo.

Continua depois da publicidade

Análise no TCU

Em resposta ao inquérito civil do Ministério Público Federal para apurar o andamento da obra, o DNIT informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar novas metodologias para cálculo de reajuste do insumo. Até que o estudo esteja aprovado, não haverá reajustes para a obra de Jaraguá, nem para outras no País que também solicitam revisão de valores. No documento enviado ao procurador da República, Claudio Valentim Cristani, o departamento levanta duas possibilidades para o entrave. Uma delas seria romper o contrato com a EPT e encaminhar a pavimentação para outra empresa que já esteja prestando serviços de manutenção de rodovias para o governo. A outra seria cobrar de autoridades superiores os recursos para quitar os débitos e a repactuação de valores. O procurador vai aguardar aproximadamente dez dias pela análise do TCU. Se nada ocorrer nesse tempo, Cristani não descarta abrir ação civil pública para cobrar na Justiça uma alternativa para entrega da obra.

Prefeito pede ajuda para Amin

Dieter Janssen (PP) solicitou ao deputado federal Esperidião Amin, colega de partido, que interceda junto ao Ministério dos Transportes e do Planejamento para a conclusão do viaduto. Amin se comprometeu a pedir um posicionamento ainda nesta semana. Como a obra é federal, não cabe à Prefeitura a solução. O que Dieter tem feito é cobrar. Em outubro, entregou ofício ao DNIT. Sem entrega do viaduto, em janeiro encaminhou outra notificação.

Continua depois da publicidade

WEG gera economia para a Renault

Soluções apresentadas pela WEG conseguiram trazer 35% de economia no processo de pintura da Renault no Brasil. Para atingir a redução no consumo, a montadora investiu em motores de alta eficiência e painéis elétricos com inversores de frequência. Com o novo tipo de acionamento dos equipamentos, o processo ficou mais preciso, gerando também menos desgaste em polias, correias e componentes elétricos.

Campanha do agasalho

A Católica de Santa Catariana arrecadou aproximadamente 1.200 peças de roupas e cobertores durante sua campanha do agasalho. As roupas foram entregues ao Centro Espírita Espaço Luz e os cobertores, para a Promoção Humana da Comunidade Santa Clara. As entidades, que ficam em Jaraguá, farão a distribuição para famílias carentes.