A estimativa do sindicato que representa os servidores públicos de Jaraguá do Sul, o Sinsep, é de que perto de mil pessoas tenham aderido à greve nesta quinta-feira. O quadro total da categoria no município é de quatro mil funcionários. A Prefeitura não fechou o balanço de quantos não trabalharam, mas afirmou que a Educação foi o setor mais afetado. Dos 29 CEIs, 17 tiveram atendimento parcial. Já nas 31 escolas municipais, seis ficaram completamente sem aulas e 17 deixaram de atender a algumas turmas.

Continua depois da publicidade

Pode aumentar

Se não houver entendimento pela manhã, nesta sexta-feira à tarde paralisam também as atividades servidores da Saúde, do Samae e aqueles que trabalham na distribuição de alimentos e medicamentos.

Contraproposta

O Sinsep elaborou uma contraproposta de reajuste nos salários da categoria. Vai ser colocada em votação na assembleia de hoje à tarde a proposta de 10% de aumento, escalonado em abril, setembro e janeiro. Provavelmente será aprovada e, depois, apresentada à Prefeitura – que tinha oferecido 6,77% na quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Resposta

A Prefeitura de Jaraguá afirma que mantém as negociações abertas e que o valor já apresentado é o que seria viável diante da queda na arrecadação e nos repasses. Se uma negociação não for firmada até o dia 2 de abril, por lei, os servidores vão poder receber apenas a inflação acumulada neste ano.

Veja mais notícias de Jaraguá do Sul e região

Corupá

No município vizinho, depois de várias conversas com os servidores, foi aprovado reajuste de 10,33%, parcelado em maio, agosto e dezembro. Anteriormente, o município havia oferecido 6%. A categoria rejeitou e anunciou que entraria em greve hoje. Com a nova proposta, já aprovada pela Câmara, a paralisação deve ser suspensa.

Influenza B

O Laboratório Central de Florianópolis confirmou que a menina de dez anos que morreu na segunda-feira, em Jaraguá do Sul, teve uma infecção pelo vírus Influenza B. No início do mês, um morador de Guaramirim, de 49 anos, morreu vítima da gripe A.

Nova presidente da Avevi

A vereadora Angelita Lourenço Bonkowski (PMDB), de São João do Itaperiú, é a nova presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). A troca foi necessária porque o antigo presidente, Giovanni Tonet (PT), de Massaranduba, assim como outros ocupantes de cargos da diretoria, vai se candidatar às eleições deste ano.

Continua depois da publicidade

Saúde

Nesta sexta-feira, das 7 às 9 horas, profissionais da Unimed vão aferir a pressão arterial gratuitamente e distribuir folhetos informativos na academia ao ar livre do bairro Amizade. Amanhã, a cooperativa faz uma ação semelhante no ginásio Arthur Müller, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Turismo, das 9 às 12h.