As lideranças empresariais jaraguaenses apresentaram nesta segunda-feira aos pré-candidatos o que esperam dos futuros vereadores e prefeito de Jaraguá do Sul. Os pedidos visam, principalmente, ao melhor aproveitamento da máquina pública, sem aumento de gastos e com incremento de eficiência. Como é feito nas empresas em momentos de crise. Para os que pleiteiam vaga no Poder Legislativo, os empresários sugerem que não haja nem aumento de salários, nem na quantidade de vereadores e que não seja construída uma nova sede para a Câmara. Para o futuro prefeito, a classe pede que, escalonadamente, até o fim do próximo mandato, 12% do orçamento anual sejam destinados à infraestrutura e à mobilidade urbana; haja redução de 13 para oito secretarias; o número atual de servidores não cresça; sejam aprimorados os processos de meritocracia dos funcionários; e que as habilidades técnicas e pessoais sejam bem aproveitadas no momento de definir cargos.

Continua depois da publicidade

Contribuir para a governabilidade

A iniciativa das entidades do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas)Acijs, Apevi, CDL e sindicatos patronais – deixa claro que a gestão pública precisa passar por uma mudança de postura da classe política, considerando o atual cenário econômico e o nível de credibilidade de representantes do Executivo e do Legislativo.

– A intenção é contribuir com o processo de governabilidade de Jaraguá do Sul, pois buscamos um ambiente que estimule cada vez mais o empreendedorismo e, consequentemente, promova melhor qualidade de vida à comunidade – resume o presidente da Acijs e do Cejas, Giuliano Donini.

Viaduto retomado

Continua depois da publicidade

Conforme anunciado, a obra do viaduto na avenida Waldemar Grubba, na entrada de Jaraguá, foi retomada nesta segunda-feira. A Castellar assumiu a obra e já está com máquinas no trecho preparando o elevado para pavimentação. O próprio prefeito Dieter Janssen foi até lá verificar. O DNIT informou que o prazo para conclusão definitiva vai até setembro, mas responsáveis pela empresa disseram a Dieter que em 30 dias estará tudo pronto. Vamos torcer! A obra era para ter sido entregue há dois anos.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Audiência pública

A Câmara de Vereadores de Jaraguá realiza nesta terça-feira, às 19 horas, audiência pública para debater propostas para prevenção de cheias e desastres relacionados a chuvas. A audiência foi uma solicitação do vereador João Fiamoncini (PSD). Vão participar integrantes da Amvali, do Ministério Público, da Defesa Civil municipal, do Instituto Jourdan e da Agência de Desenvolvimento Regional.

Contra o mosquito

Schroeder recolheu quase 30 toneladas de materiais que poderiam acumular água. Em cinco meses de campanha, profissionais das secretarias de Saúde e de Obras passaram em quase todas as casas da cidade para identificar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Só de pneus, foram mais de 18 toneladas.

Escolas luteranas em congresso

Começa hoje o 31º Congresso da Rede Sinodal de Educação, na Scar. Até quinta-feira, o evento vai reunir em Jaraguá aproximadamente 700 educadores e diretores de escolas luteranas do Brasil para debater desafios pedagógicos. É a primeira vez que o congresso ocorre na cidade. A organização é do Colégio Evangélico Jaraguá.

Continua depois da publicidade