O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, José Ozório de Ávila (PSC), deve ser notificado nesta quinta-feira sobre a decisão judicial que determina a recontratação imediata do chefe de gabinete da vereadora Natália Petry (PMDB), Dinalberto de Lucca Moreira.

Continua depois da publicidade

Ele foi exonerado em março, depois de denunciar Ávila ao Ministério Público pela contratação de dois comissionados para vagas que poderiam ter sido preenchidas pelos já aprovados em concurso público. Na decisão, a juíza Cândida Inês Brugnoli, afirma que a exoneração foi motivada por questões pessoais e perseguição política.

Leia outras colunas de Cinthia Raasch

A investigação

A denúncia da contratação dos comissionados levou a abertura de um inquérito civil público para apurar se houve improbidade administrativa. O promotor de justiça Ricardo Viviani de Souza havia dado um prazo de 10 dias para que o vereador José Ozório de Ávila explicasse porque contratou Maristela Menel Roza como assessora jurídica e Adilson Engelmann para o cargo de assessor de informática. Ávila pediu mais 30 dias para a defesa, o promotor concedeu mais dez.

Continua depois da publicidade

JaraguaTec

O programa JaraguaTec, da Universidade Católica de Santa Catarina, está completando 5 anos com dezenas de projetos de empreendedorismo. Desde o início da incubadora, 74 propostas de novos negócios orientadas pela instituição foram aprovadas no programa Sinapse da Inovação, do governo estadual.

Perfil do consumidor

Uma pesquisa feita pela Fecomércio, a pedido da CDL de Jaraguá do Sul, traçou as características dos consumidores da cidade. Entre os dados mais importantes está o local das compras: 84% dos entrevistados afirmam que consomem dentro de Jaraguá. Os outros 16% preferem cidades vizinhas, com destaque para Joinville.

Os produtos mais procurados fora são roupas e calçados. Os consumidores que saem de Jaraguá para as compras afirmam que buscam, principalmente, melhores preços e mais variedade. Dentro do grupo que dá preferência ao comércio da cidade, 48% frequentam as lojas do centro, 48% compram nos bairros e 2% no shopping. A pesquisa ouviu 413 pessoas.

Para o presidente da CDL, Marcelo Nasato, a pesquisa indica que é necessário intensificar as ações para mostrar que o comércio local também é atrativo.

Continua depois da publicidade