A Justiça deferiu o pedido de recuperação judicial da Menegotti Indústrias Metalúrgicas, de Jaraguá do Sul, com unidade também em Corupá e Schroeder. A partir da publicação da decisão da juíza Candida Inês Zoellner Brugnoli, a empresa terá 60 dias para apresentar seu plano de recuperação. A direção da Menegotti acredita que a medida trará fôlego e vida nova para o negócio, que desde 2015 vivencia queda significativa no faturamento. As dificuldades financeiras resultam da retração no mercado, já que a empresa fornece produtos, principalmente, a segmentos como o automotivo e da construção civil, que estão entre os mais afetados pela crise. A Menegotti informa que continua com a produção dentro da normalidade e que os pedidos de clientes estão sendo atendidos.

Continua depois da publicidade

Verbas rescisórias a quitar

Como consequência da crise, em meados de maio, a Menegotti também demitiu 103 funcionários. Mas, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmet), as verbas rescisórias não foram pagas ainda. No momento da homologação das demissões, a empresa alegou que não possuía condições financeiras de quitar os valores e informou aos representantes da categoria que iria credenciar os pagamentos ao pedido de recuperação judicial. Por entender que esse processo pode levar até um ano e meio para ser concluído, o Sindmet prepara ação conjunta com o Ministério Público para pedir a penhora de bens da empresa e dos proprietários. A finalidade é garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Continua depois da publicidade

De olho nas eleições

O PP de Dieter Janssen avalia possível coligação com o PMDB de Antídio Lunelli para as eleições deste ano. Se a parceria for confirmada, ainda vai ser preciso definir qual será o nome a encabeçar a chapa na disputa pela Prefeitura. Daqui a cerca de quatro semanas, os partidos devem começar pesquisa para saber qual o nome preferido pelos eleitores. Dieter já anuncia que se não tentar a reeleição, deve ser lançado como candidato a deputado estadual.

Preço do táxi

Os taxistas de Jaraguá já estão autorizados a reajustar as tarifas, mas os novos valores devem começar a ser cobrados em 15 dias. O decreto do prefeito passa o preço da unidade taximétrica, que é o valor cobrado por quilômetro rodado, de R$ 2,45 para R$ 2,80. Jaraguá tem 58 táxis habilitados.

Sacolas verdes

Os principais supermercados de Jaraguá vão começar a disponibilizar sacolas verdes para os clientes. Foi firmada uma parceria entre a Prefeitura e a CDL para que quatro redes (Angeloni, Top, Brasão e Cooper), inicialmente, distribuam o material, que pode ser usado para reciclagem. A iniciativa deve começar até a metade do mês. A Prefeitura entregava as sacolas verdes, mas a medida foi interrompida no início do ano para contenção de gastos.

Aniversário

A Marisol comemora 52 anos. A marca jaraguaense completa mais um aniversário com 2.250 funcionários em unidades produtivas de Jaraguá do Sul e Pacatuba, Ceará. Vicente Donini e a esposa, Florilda Donini, convidaram os funcionários com mais de 30 anos de empresa para comemorar a data com bolo e parabéns.

Continua depois da publicidade