Para marcar o Feirão do Imposto deste ano, as associações de jovens empresários da região vão fazer um ato chamado de “Funeral do Imposto“. Uma carreata levando caixão e faixas vai sair da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Guaramirim, parar na Acijs em Jaraguá do Sul e seguir até Corupá. Lá vai ser feito um enterro simbólico. O trajeto pela BR-280 também vai chamar a atenção para as obras inacabadas de duplicação e do viaduto de Jaraguá. O símbolo da campanha deste ano é um bumerangue para representar o que se espera dos tributos: que sejam pagos e que retornem em forma de serviços.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Talvez no fim do mês
Nada certo ainda, mas a expectativa é de que parte dos valores atrasados seja paga à empreiteira responsável pelo viaduto da Waldemar Grubba, na entrada de Jaraguá do Sul, no fim deste mês. O DNIT reconheceu que o último pagamento à EPT foi referente aos trabalhos de janeiro. Mas o chefe de serviço do órgão em Joinville, Antonio Bessa, alega que, em geral, os repasses são feitos mesmo dois ou três meses após a execução, por isso considera pouco plausível a decisão de parar as obras pelo atraso. Em outro momento, o diretor da construtora, Wolney Moreira da Costa, já havia demonstrado preocupação com o momento político do País e desconfiança nos pagamentos, por isso não quer investir quase R$ 300 mil em asfalto tendo já outros valores a receber.
Continua depois da publicidade
Novo prazo
Se o DNIT em Brasília autorizar, vão ser pagos à construtora, no fim deste mês, quase R$ 140 mil para cobrir os trabalhos de fevereiro. Com a verba, o DNIT espera que a EPT pavimente o viaduto. Para terminar a obra que começou em 2013, só faltam o asfalto e as barreiras na pista. Trabalhos que poderiam ser feitos em uns 15 ou 20 dias. Já foram cinco prorrogações. O novo aditivo prevê entrega no dia 14 de junho. Ou seja, se o DNIT fizer mesmo o repasse no fim do mês, fica apertado para retomar os trabalhos e cumprir o prazo. Se mais uma vez a data for descumprida, o contrato pode ser encerrado, implicando nova licitação, ou outro termo pode ser assinado – caso o departamento aceite as justificativas da empreiteira.
Animais nas ruas
Autoridades públicas e sociedade civil vão formar uma comissão provisória para discutir a situação dos animais abandonados de Jaraguá, conforme proposta da vereadora Natália Petry. Essa foi a decisão da audiência pública na Câmara nesta semana. Um dos principais problemas é como custear castrações, procedimento que aparece como uma das medidas para reduzir a quantidade de cães e gatos nas ruas. O defensor público Sidney Gomes apresentou projeto de criação de um conselho municipal dos direitos dos animais, com fundo específico. O promotor de justiça Alexandre dos Santos apoiou a ideia. Mas hoje a Prefeitura não tem recursos para atender a proposta, segundo o secretário de Saúde, Dalton Fischer.
Prefeito premiado
Lauro Fröhlich, de Guaramirim, recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae na categoria pequenos negócios no campo. O título veio pelo Projeto Valorizar o Artesanal, que pretende garantir a sustentabilidade dos produtores agrícolas incentivando atividades como a produção de melado, conservas, pães e biscoitos.