Foi marcado mais um protesto para cobrar a finalização do viaduto na avenida Waldemar Grubba, na entrada de Jaraguá. A manifestação será no dia 22 de julho, às 16 horas. Os organizadores chamam a obra de “viaduto da vergonha”. A obra começou em 2013 com previsão de entrega em meados de 2014. Embaixo do elevado, a Prefeitura colocou mais muretas pata tentar evitar que as motos passem enquanto o tráfego não é liberado. Nos horários de pico, alguns condutores se arriscam para não precisarem dar uma volta demorada e lenta.
Continua depois da publicidade
Tocha passa amanhã
Nesta quarta-feira, a tocha olímpica vai passar pela região. A chama sai cedo de Blumenau e deve chegar a Massaranduba logo depois das 8h. Lá, 14 condutores participarão do revezamento por 2,8 quilômetros. O trajeto será da agência do patrocinador Bradesco até a praça Guesser. Em torno das 9h15, a tocha chega a Jaraguá do Sul, indo da Scar até a Arena, num trajeto de 7,6 km. Serão 35 condutores, entre selecionados pela Prefeitura e pelos patrocinadores. Na Arena, a comitiva será recebida pela orquestra da Scar, que executará o “Hino Nacional”. A pira será acesa e terão início competições e torneios esportivos.
Proibido estacionar
O prefeito Dieter Janssen assinou decreto proibindo que veículos sejam estacionados nas ruas do trajeto da tocha olímpica em Jaraguá. A medida vale das 6 às 11 horas desta quarta-feira. Mas a PM já começar a isolar as ruas para o estacionamento a partir das 2 horas da madrugada. A tocha vai passar pelas ruas João Doubrawa, Jorge Czerniewicz, Presidente Epitácio Pessoa, Coronel Bernardo Grubba, avenida Getúlio Vargas, avenida Marechal Deodoro da Fonseca, João Planincheck, Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, Gustavo Hagedorn e Expedicionário Ângelo Vicenzi. O trânsito ficará impedido durante a passagem dos condutores. O público poderá assistir das calçadas.
Continua depois da publicidade
Reforço
Cinco policiais militares do batalhão de Jaraguá do Sul já estão no Rio de Janeiro para auxiliar na segurança dos Jogos Olímpicos.
Mais um passo
A Sotepa foi a empresa mais bem qualificada para supervisão e fiscalização dos trabalhos de duplicação da BR-280 no trecho de quase 9,5 km entre o entroncamento com a SC-108, em Guaramirim, e o acesso a Schroeder, em Jaraguá do Sul. Agora, é preciso comprovar a documentação necessária.
Sem obra para supervisionar
Mas não adianta ter empresa para fiscalizar se não há obra. Há meses, o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, espera pela ordem de serviço para dar início à duplicação do trecho estadualizado da BR-280. O Estado fará a duplicação porque essa parte da rodovia ficou fora do projeto federal, que prevê novo contorno no interior de Guaramirim e Jaraguá. A última expectativa era conceder a autorização para os trabalhos no início deste mês. “A duplicação é interesse do governo, mas a prioridade são as obras em execução”, explica Ecker. O secretário aguarda agora Raimundo Colombo voltar da Coreia do Sul para discutir o tema. É preciso também que as secretarias da Fazenda e do Planejamento aloquem pelo menos R$ 30 milhões para dar largada.