Hoje, quase 19 mil pessoas estão aguardando por consultas com especialistas em Jaraguá do Sul. As áreas com as maiores filas de espera são, respectivamente, angiologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e dermatologia. Na lista da angiologia há mais de 3.300 pessoas. Alguns pacientes estão aguardando desde 2007. Nessa área, a cidade está sem nenhum profissional no quadro fixo. Apenas um médico do Hospital Jaraguá faz as consultas mais urgentes. O Ministério Público chegou a abrir um procedimento para analisar a falta de angiologistas, mas a Promotoria de Justiça da área da saúde aceitou a justificativa da Prefeitura de falta de profissionais interessados, e o procedimento do MPSC está em processo de arquivamento.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região
Confira outras colunas de Cinthia Raasch
Contratações
A diretora de média e alta complexidade, Cristiane Wille, afirma que um edital para contratação de 12 profissionais está sendo elaborado. A quantidade de médicos ainda pode mudar. Entre os especialistas, estão previstas vagas para angiologista e cardiologista. Em processos anteriores não houve interessados, mas desta vez Cristiane está mais confiante. Ela afirma que há médicos que já demonstraram interesse em atuar na cidade. O edital ainda está sendo preparado e não tem data para ser lançado.
Continua depois da publicidade
Menos férias?
Hoje, o projeto que prevê o fim do recesso de julho dos vereadores deve voltar ao plenário. Em primeira votação, as férias no meio do ano foram derrubadas. Se a proposta for aprovada novamente por pelo menos dois terços dos votos, o projeto é promulgado pela mesa diretora da Câmara e entra em vigor. Hoje, o período legislativo vai de 1º de fevereiro a 16 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. O projeto de alteração da Lei Orgânica Municipal é dos vereadores Arlindo Rincos (PSD), Jair Pedri (PSD), Jeferson de Oliveira (PSD), João Fiamoncini (PSD), Jocimar dos Santos (PSDC) e José Ozório de Ávila (Solidariedade).
Pontes
Quase R$ 2 milhões foram liberados para Guaramirim pelo Ministério da Integração Nacional. O recurso é para a construção de duas pontes na localidade de Ribeirão do Salto, no Bananal do Sul. Uma ponte vai ter 60 metros de extensão, e a outra, 28m. As duas vão ser construídas sobre o rio Putanga. Os recursos foram solicitados depois da enchente de 2014, que danificou as estruturas existentes. A reunião com a empresa vencedora da licitação é hoje. As ordens de serviço vão ser assinadas nos próximos dias.
Mais uma
Começou nessa segunda-feira a instalação de outra ponte, na localidade do Quati, no interior de Guaramirim. Primeiro, as cabeceiras estão sendo preparadas, depois vai ser instalado um kit de transposição de obstáculos da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Esse kit tem estruturas pré-fabricadas, por isso a montagem da ponte, quando as cabeceiras estiverem prontas, fica concluída a em um dia. No local havia uma ponte de madeira bastante danificada.
Dengue e zika
O Sesi também entrou na luta contra o Aedes aegypti. A expectativa é levar informação para 30 mil pessoas de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. A campanha é realizada principalmente dentro das indústrias, no programa de ginástica laboral, nos restaurantes industriais do Sesi, nas farmácias e nos programas educacionais de adultos e de capacitação.
Continua depois da publicidade