Desta segunda-feira à noite até quinta, Jaraguá do Sul será a sede da 46ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O evento é um dos maiores do País no setor. São esperados mais de dois mil participantes, entre representantes de órgãos governamentais relacionados ao setor, empresários, gestores públicos, técnicos, ambientalistas, pesquisadores e lideranças de movimentos sociais. Segundo o diretor-presidente do Samae e presidente da Assemae regional, Ademir Izidoro, a escolha de Jaraguá como sede ocorreu após o compromisso de chegar a 80% de cobertura no tratamento de esgoto. Na programação, estão debates sobre a gestão do saneamento básico, palestras e uma feira com 50 estandes aberta ao público.
Continua depois da publicidade
Abertura
O presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr., vai abrir a assembleia, às 19 horas. Na palestra, Schmelzer falará dos impactos da eficiência energética no saneamento e na sustentabilidade. Entre os confirmados para a abertura estão representantes da Fundação Nacional de Saúde, Agência Nacional de Águas, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades e BNDES. A WEG também faz parte do roteiro de visitas do evento, assim como a nova estação de tratamento de esgoto do Samae, no bairro São Luís.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Continua depois da publicidade
Multas de trânsito
Os radares fixos de Jaraguá do Sul registram uma média de 6 mil notificações por mês, o que representa 200 multas por dia por excesso de velocidade. São 77 equipamentos espalhados pela cidade, sendo 46 lombadas eletrônicas e 31 radares instalados em semáforos. Os equipamentos que registram os maiores números de infrações ficam na avenida Waldemar Grubba, no sinal em frente à WEG, e na rua José Theodoro Ribeiro, na lombada eletrônica sentido Centro. Mas considerando que esses pontos têm fluxo maior, os registros se equivalem aos dos outros equipamentos.
Mais radares
A Diretoria de Trânsito de Jaraguá estuda a implantação de mais dez radares em pontos críticos da cidade. A análise deve ser concluída ainda neste mês. Os equipamentos terão sistemas de leitura de placas. Assim, será possível consultar os dados das polícias Militar e Civil para ter acesso a informações, por exemplo, de roubos e furtos de veículos.
Renda
No ano passado, as multas dos radares geraram uma arrecadação de R$ 760 mil. Desse montante, são descontados os valores do aluguel dos equipamentos, das taxas administrativas e da postagem, 5% para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) e 5% para o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Do restante, 50% são divididos entre as polícias Civil e Militar e os outros 50% ficam com a Prefeitura.
Maio Amarelo
O Departamento de Trânsito de Guaramirim faz hoje pedágio educativo em alusão ao Maio Amarelo, para chamar a atenção para o número de mortos e feridos no trânsito. A partir das 9h, vão ser distribuídos fôlderes e adesivos.
Continua depois da publicidade