Foi lançado nesta quinta-feira o Programa Trânsito + Seguro, uma iniciativa do 14º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Civil, da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Comitê de Trânsito – formado por aproximadamente 30 entidades jaraguaenses, para tentar reduzir as mortes nas estradas. O grupo entende que uma das principais causas de acidentes é a falta de atenção, principalmente pelo uso de celular. O coordenador do programa, Rolf Teske, destaca a campanha A Vida Adverte: Respeite o Trânsito, que tenta sensibilizar a população usando outdoors e flyers com imagens e frases marcantes. As peças publicitárias começam a ser instaladas hoje. Haverá também campanha nos meios de comunicação e em redes sociais nos meses de novembro e dezembro.

Continua depois da publicidade

Números

Neste ano, as mortes em acidentes já ultrapassaram em cinco vezes os homicídios. Em 2015, foram registrados 3.407 acidentes em Jaraguá, sendo 934 com pessoas feridas ou mortas. São gastos por ano R$ 25 milhões com despesas decorrentes de acidentes de trânsito no município. Segundo a Polícia Militar de Jaraguá, 80% das ocorrências resultam da falta de atenção. Comparando Jaraguá com Blumenau, por exemplo, verificou-se que aqui, mesmo tendo menos da metade da população (167 mil habitantes, contra 343 mil) e de veículos (112 mil, contra 251 mil), houve 1.835 acidentes até julho de 2016, contra 1.649 na cidade vizinha.

Terreno garantido

A Câmara de Vereadores de Jaraguá autorizou a doação de terreno para a Polícia Civil construir a nova delegacia de Jaraguá. O Estado afirma que está com o projeto quase pronto.

Continua depois da publicidade

Comissão processante se explica

Jeferson de Oliveira (PSD), presidente da comissão processante que avalia a cassação do mandato do vereador Zé da Farmácia (PSC), respondeu ao Ministério Público sobre o andamento dos trabalhos. Foram enviados documentos de notificação de denúncia, defesa e do pedido do processo que condenou Zé na Justiça. A 6ª Promotoria analisa se a comissão está demorando na votação.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Sem sorteio

A previsão era sortear nesta quinta o novo integrante da comissão processante que se juntará a Jeferson de Oliveira e Arlindo Rincos (PSD). Mas, segundo o presidente, não foi possível porque o setor jurídico ainda não se posicionou sobre as medidas de substituição de Amarildo Sarti (PSDB).

Será que vão copiar?

Arlindo Rincos (PSD) elogiou na tribuna a alteração da Lei Orgânica de Balneário Piçarras que proíbe vereadores de ocuparem cargo na Prefeitura, salvo se renunciarem ao mandato na Câmara. Jocimar de Lima (PSDC) – que comandou a sessão dessa quinta – afirmou que reunirá a mesa diretora para avaliar a apresentação de projeto semelhante.

Suplente assumiu

Maristela Menel (PSD) está no lugar de Zé da Farmácia. O presidente da Câmara de Jaraguá pegou 15 dias de atestado.

Continua depois da publicidade