Estava prevista para quarta-feira à tarde no Tribunal de Contas da União a votação do edital que prevê a abertura de novos cursos de medicina no País, incluindo um em Jaraguá. O edital foi elaborado pelo MEC. Uma entidade da Bahia alegou irregularidades no processo, e o TCU suspendeu o edital em outubro.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, a ministra Ana Arraes alegou que há outros processos semelhantes a serem votados no TCU e propôs que todos sejam apreciados juntos. Por enquanto, não há data pra uma nova votação do edital. Em Jaraguá do Sul, foi a Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, a escolhida para abrir 50 vagas. Mas, com o edital suspenso, a cidade continua sem o curso.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região

Confira outras colunas de Cinthia Raasch

Trocas

Continua depois da publicidade

Hoje, o PSD ganha mais três vereadores. Jair Pedri, que deixa o PSDB; Arlindo Rincos, que sai do PP; e João Fiamoncini, até então PT, unem-se à sigla de Jeferson de Oliveira. Assim, o PSD fica com a maior bancada dentro da Câmara. Rincos e Fiamoncini já anunciaram a intenção de continuar como vereadores. Já Pedri faz suspense e fala apenas que vai concorrer “nem que seja na Campanha da Fraternidade”. É possível que seja na chapa à Prefeitura.

Acima do limite

Jaraguá do Sul foi notificada no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado nessa quarta-feira por ter ultrapassado 90% do limite de gastos com pessoal no segundo quadrimestre de 2015. O secretário de Administração e Fazenda, Ademar Possamai, já espera o mesmo alerta do TCE também a respeito do último período do ano passado. A Prefeitura afirma que hoje está com quase 95% do orçamento que pode ser destinado ao pagamento de funcionários comprometidos. Desde 2015, foram tomadas medidas como demissões de mais de 30 comissionados, adoção de turno único e fim de horas extras. Com a receita caindo, a Prefeitura espera aprovação na Câmara do projeto que prevê redução de 20% nas gratificações. Se o Legislativo vetar, o secretário fala em mais cortes de comissionados.

CDL

Hoje à noite, Paulo Correa, proprietário da confeitaria Cantinho doce, toma posse como presidente da CDL de Guaramirim. Paulo já era o vice-presidente da entidade, que tem 145 associados.

Dengue

Jaraguá se autointitulou referência estadual em monitoramento do mosquito Aedes aegypti. O coordenador do programa municipal de combate à dengue faz a afirmação considerando os dados repassados pelas vigilâncias em saúde de outros municípios de Santa Catarina. Jaraguá do Sul tem mais agentes de combate a endemias que o recomendado e é a única cidade que tem três laboratoristas capacitados para identificar a larva do mosquito. A cidade registrou desde o início do ano seis pessoas com dengue. O caso suspeito de zika já foi descartado.

Continua depois da publicidade