O primeiro dia de Silvio Mainka (PSDB) no cargo de prefeito interino de Massaranduba foi de visitas a obras e reunião com secretários. “A intenção é manter o trabalho que vinha sendo feito, não sei quanto tempo ficarei no cargo”, comentou Mainka, que é tucano, assim como o prefeito afastado, Mário Fernando Reinke. O vereador, que era o primeiro-secretário da Câmara, ocupou ontem a vaga na Prefeitura após afastamento por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Reinke e do vice Armindo Sesar Tassi (PMDB) – cassados por aumentar a distribuição de macadame em ano eleitoral. O presidente da Câmara, Vanderlei Sasse, e o vice-presidente, Geraldo Michelluzzi, que teriam prioridade ao posto, são candidatos a vereador.
Continua depois da publicidade
Tassi continua na disputa
Mesmo com a cassação, Tassi poderá manter a candidatura a prefeito de Massaranduba. No acórdão da decisão, a corte do TRE afastou a inelegibilidade dele e de Reinke. “A oposição vai tentar impugnar a candidatura. Uma coisa é tentar, outra é conseguir”, declarou o presidente municipal do PMDB, Ademir Sprung. Tassi disputa com Davio Leu (PSD).
A assessoria da Câmara afirma que o TRE não informou qual é o prazo para que eleições indiretas sejam convocadas em Massaranduba. O entendimento do setor jurídico da casa é de que em 30 dias um novo prefeito deva ser escolhido.
Propostas de Lunelli
Continua depois da publicidade
Já estão no site do TSE as propostas de campanha dos candidatos. Em Jaraguá, a coligação de Antídio Lunelli (PMDB) se baseia no conceito de cidade sustentável e propõe a integração de cinco matrizes: modernização da gestão pública, desenvolvimento social, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e ampliação da infraestrutura. Lunelli espera aumentar o IDH municipal, envolver entidades de classe e sociais nos projetos, lançar obras em todas as regiões e equilibrar as contas.
Plano de Konell
A chapa de Ivo Konell (PSB) é mais específica. Entre as medidas, a coligação propõe reduzir cargos comissionados em 50%, aumentar em 12% o índice de investimentos das receitas próprias, construir três pontes sobre os rios Itapocu e Jaraguá, implantar as UPAs Firenze, Água Verde e Figueira, implantar o contorno Norte da cidade, construir CEIs e buscar viabilidade para implantação de elevados.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Longa lista de Ortiz
O programa de governo de Luiz Ortiz (PT) é o mais extenso dos divulgados no TSE. São mais de 40 páginas. Entre as medidas propostas estão a transparência da gestão, valorização do servidor público, implantação de processos participativos, construir quatro escolas de ensino integral, implantar uma UPA, uma clínica de fisioterapia e um centro de imagem públicos, reabrir as Casas da Cidadania.
Programa de Pedri
Jair Pedri (PSD) não tem as propostas no site. As propostas da coligação vieram por e-mail. A chapa se propõe a fazer isso com atitudes como participação comunitária, redução da burocracia para abertura de empresas e emissão de certidões, construção de áreas de lazer e melhorias nos bairros, expansão do horário nos postos de saúde, garantia de vagas em creches etc.
Continua depois da publicidade