A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul confirmou a segunda morte por gripe B na cidade neste ano. O caso foi de um homem de 22 anos que morreu no dia 13 de junho, depois de quatro dias internado no Hospital São José. Ele morava no bairro Boa Vista. Em março, uma menina de dez anos também morreu vítima de gripe B. Jaraguá também teve uma morte por gripe A, em maio, de um menino de oito anos. O tipo A é mais grave e pode causar pandemias. A influenza B é considerada sazonal. Pelo último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, de quase uma semana atrás, havia 222 casos de gripe A no Estado e seis do tipo B – sem considerar a última confirmação em Jaraguá. A enfermeira da Vigilância municipal Marinei Vilela Berbel Ostetto esclarece: toda gripe é uma doença e precisa de tratamento. O que se sabe é que as pessoas que morreram em Jaraguá eram mais vulneráveis.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Expectativa de menos filas no MTE
A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai ceder dois servidores e computadores para auxiliar no atendimento da agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A competência pelo atendimento é federal, mas o município resolveu assumir parte da responsabilidade por causa das longas filas que se formam ainda na madrugada em busca do serviço. Hoje, apenas duas funcionárias atendem na agência, sem nenhuma expectativa de incremento de quadro pelo MTE. Com a migração para um sistema mais lento e aumento da demanda, a quantidade de pessoas sem conseguir uma senha tem batido recordes. A proposta de apoio para a agência foi de Dieter Janssen, com a articulação do diretor de Desenvolvimento Econômico, Márcio Manoel da Silveira.
Continua depois da publicidade
Explicações ao TCE
O ex-presidente da Fundação Cultural Jorge Luiz da Silva Souza foi citado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a dar explicações sobre a falta de repasse e ausência de registro da receita proveniente da venda de ingressos para o Festival Jaraguá em Dança de 2011. O valor que teria deixado de ser registrado é de R$ 29 mil.
Via Verde
Foi a Infrasul a empresa vencedora para execução do primeiro trecho da Via Verde – que será um binário para a Ilha da Figueira às margens do rio Itapocu, em continuidade à rua Rinaldo Bogo. Essa etapa terá 1,2 km de extensão e deverá ser concluída em um ano. O outro trecho, de 1,7 km, será executado após a conclusão do primeiro.
Indicações na Alesc
Vicente Caropreso (PSDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa para que o governo do Estado priorize a construção de uma passarela em frente à Uniasselvi/Fameg, na BR-280, em Guaramirim. O deputado também encaminhou pedido solicitando reajuste do teto financeiro previsto no termo de compromisso para compra de alimentação quimicamente definida para a unidade de assistência de alta complexidade em oncologia de Jaraguá do Sul. Hoje, a verba é de R$ 4 mil por mês para comprar os suplementos. O recurso teria que ser até quatro vezes maior.