A educação básica das cidades abrangidas pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul é a segunda melhor do Estado, fica depois apenas da de São Miguel do Oeste, considerando cobertura e qualidade do ensino. Se a avaliação for só sobre o ensino fundamental, a região de Jaraguá fica em primeiro lugar. Fatores como a nota do Ideb, a formação dos professores e a baixa taxa de distorção entre idade dos alunos e as séries contribuem com os índices positivos. O ranking foi feito pela Secretaria de Estado da Fazenda considerando as 36 ADRs de Santa Catarina. A agência de Jaraguá abrange Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá.

Continua depois da publicidade

Ensino superior

Na avaliação sobre a educação superior, a ADR de Jaraguá ficou na nona posição no ranking estadual. A região aparece depois de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Tubarão e Lages. Foram considerados critérios como titulação dos professores, matrículas em cursos presenciais e concluintes em cursos de graduação.

Sem água de novo

Mais uma contaminação no rio Itapocuzinho interrompeu a captação de água em Guaramirim por 12 horas ontem. Dessa vez, a Companhia Águas de Guaramirim encontrou um produto químico provavelmente de uma metalúrgica. O diretor da companhia, Osni Denker, afirma que nenhum órgão ambiental foi até o local. Não houve punidos pela poluição. A Fatma diz que não foi chamada e que o assunto será tratado em reunião. Nesta semana, a captação já havia sido interrompida por causa de uma extração de areia e todos os meses há emissões de poluentes de empresas, geralmente de madrugada.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Preparados para desastres

Mais de 200 policiais militares, bombeiros militares e civis do Estado participam de treinamento com o Batalhão de Ajuda Humanitária em Jaraguá do Sul. Durante a capacitação, o grupo aprende técnicas de resgate, montagem de posto de comando e ações de ordem pública para casos de desastres naturais.

WEG amplia negócios com a Caixa

A WEG vai fornecer mais 44 usinas de geração fotovoltaica para a Caixa. O novo pacote atenderá a agências no Ceará, Maranhão e Piauí. Em maio, já havia sido firmado outro fornecimento para SP e DF. Juntos, os sistemas fornecerão uma quantidade de energia que seria suficiente para abastecer 4.500 residências.

1.800 árvores

Na terça-feira, a Malwee vai plantar 1.800 árvores em Jaraguá do Sul em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas. A ação é em parceria com a Exit Comunicação e Negócios. A agência, que atende ao grupo, vai compensar a quantidade de carbono emitida em 2015 com o plantio das mudas.

Kolonistenfest

Até domingo tem a 32ª Kolonistenfest na Sociedade Aliança, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá. A programação tem shows, bailes, danças folclóricas, desfiles e comidas típicas. Em paralelo, ocorrem a 13ª Feira Agroindustrial e a 2ª Feplan, feira de plantas e flores.

Continua depois da publicidade