Deve ser concluído neste mês o detalhamento técnico que embasa o edital de licitação do transporte coletivo de Jaraguá do Sul. Já há um valor máximo de tarifa a ser cobrado, mas o secretário de Urbanismo, Ronis Bosse, afirma que o preço só será divulgado no dia do lançamento da concorrência. Após a análise do fluxo de caixa da Canarinho – atual concessionária -, o documento vai para avaliação do jurídico. É preciso também enviar para a Câmara a lei das isenções, para determinar quem terá direito a pagar a metade ou a viajar gratuitamente – havia intenção de reduzir o grupo de beneficiados, hoje composto por idosos, estudantes, policiais militares, professores, funcionários da Receita Federal, policiais federais, mas a ideia foi abandonada. Depois, a minuta do edital vai para análise do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Paralelamente, será marcada uma audiência pública, provavelmente para novembro. Se houver sugestões pertinentes, é possível que o texto passe por revisão. A expectativa é que a licitação seja lançada ainda neste ano.

Continua depois da publicidade

As mudanças

O contrato com a Canarinho venceu em agosto. Uma prorrogação de 180 dias está em vigor. O que deve ficar diferente no novo edital é a ampliação de linhas, redução de itinerários e previsão de construção de três terminais no período de vigência do contrato – que, em princípio, deve ser de 20 anos. Os três terminais previstos seriam nos bairros Barra do Rio Cerro, Nereu Ramos e Centenário.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Continua depois da publicidade

Termo de cooperação

Na quinta, será assinado um termo de cooperação entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), a Apae e a AMA. A partir daí, a FCEE cede professores efetivos e temporários para as associações.

Debate

Também na quinta, a OAB de Jaraguá debate o tema Garantias fundamentais no processo penal: mito ou verdade?. Os debatedores serão o promotor de justiça Márcio Cota e o defensor público Sidney Hideo Gomes. A mediação será do advogado Raphael Rocha Lopes, presidente do conselho comunitário penitenciário. Será às 19 horas no auditório do Centro Integrado de Profissionais Liberais de Jaraguá (CPL). A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Atleta premiada

A corredora Iolanda Rodrigues Legal, de Jaraguá, conquistou medalha de prata dos 5 mil metros rasos no 18º Campeonato Nacional de Atletismo Master, em Brasília, no fim de semana. Iolanda, que está sem patrocinador, foi a única atleta de SC a participar nas modalidades de 5 mil e 10 mil metros rasos.

Protagonismo ou loucura

No próximo sábado, Miguel de Marchi, mais conhecido na região como Miguelito, lança o livro “Protagonismo ou Loucura – a Coragem de Realizar Sonhos”, às 10 horas na Livraria Grafipel, em Jaraguá. A obra relata a experiência de Miguelito e da esposa Andréia Maciel, que venderam bens e deixaram para trás os empregos e para conhecer 30 países, a bordo de um motor-home, em uma viagem de 16 meses, com o filho de dois anos. “Decidimos viajar enquanto nossa bolsa de roupas fosse maior que a de remédios”, conta.

Continua depois da publicidade