Depois de anos de crescimento, a crise trouxe queda no número de beneficiários dos planos de saúde em Jaraguá do Sul. A redução foi de mais de dois mil contratos, o que representa queda de 3,3%. Em março de 2015, eram 60.196 moradores do município com a cobertura. Um ano depois, a quantidade caiu para 58.178. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A redução na quantidade de beneficiários pode parecer pequena se comparada à retração sentida por municípios como Joinville, que perdeu 14% dos contratos, mas o secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Dalton Fischer, destaca que já sente os reflexos na rede pública e que o número da queda é equivalente ao atendimento anual de muitas unidades do município. O posto de saúde do bairro Boa Vista, por exemplo, atendeu no ano passado a 2,4 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Estoque de vacinas

Hoje, todas as unidades de saúde de Jaraguá do Sul voltam a vacinar contra a gripe. Um novo lote foi entregue na sexta-feira. Dos 21 locais de vacinação do município, nove estavam sem as doses.

Continua depois da publicidade

Melhorias no calçadão

O prefeito Dieter Janssen (PP) assinou termo de compromisso para melhorias no calçadão da avenida Marechal Deodoro da Fonseca. Na lista das adequações estão drenagem, manutenção de floreiras e bancos, melhorias na iluminação e calçadas e fiscalização de vendedores ambulantes. Algumas medidas devem ser adotadas em até 30 dias.

Horário normal

A partir do dia 1º de junho, os servidores municipais de Jaraguá do Sul que estão em turno único voltam a trabalhar em horário normal: das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A medida, em vigor desde outubro, foi tomada para economizar, principalmente, energia elétrica. O valor da redução de despesas ainda não foi levantado.

Vai sair

O diretor de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Elias Raasch, deixa o cargo hoje. O publicitário vai atuar no marketing de campanhas eleitorais. Provavelmente, por economia, não haverá substituto na vaga.