No Estado, Jaraguá do Sul foi a segunda cidade que mais cortou postos de trabalho em abril. Foram 566 vagas fechadas, no saldo entre contratações e demissões. Florianópolis puxou a lista, com redução de 1.080 oportunidades. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que faz o levantamento nos municípios com mais de 30 mil habitantes. Em Jaraguá, só a indústria fechou 514 oportunidades no mês passado. O setor de serviços cortou 69 vagas. Os dados de abril são os piores deste ano. Desde janeiro, o município perdeu 830 postos de trabalho na soma de todos os setores.

Continua depois da publicidade

Acumulados negativos

Se considerarmos os dados acumulados desde janeiro, Jaraguá é a terceira cidade de Santa Catarina na quantidade de vagas cortadas. Nesse ranking negativo, está também em primeiro Florianópolis. Depois vem Balneário Camboriú. As duas cidades, com perfis diferentes do de Jaraguá, depois da temporada de verão, cortaram vagas principalmente nos setores de serviços e comércio. Já Jaraguá vem, consecutivamente, fechando postos de trabalho na indústrias. Desde o início da crise, em maio de 2014, o setor já eliminou mais de 5.700 vagas na cidade.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Confira outras colunas de Cinthia Raasch.

Continua depois da publicidade

Compromisso pela acessibilidade

A Prefeitura de Jaraguá e a CDL firmaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina para garantir acessibilidade aos deficientes físicos no comércio da cidade. As lojas terão que cumprir as regras da ABNT para adequar os imóveis que estejam em desacordo. A Prefeitura tem 120 dias para definir como vai fiscalizar os lojistas. Já a CDL vai promover uma campanha para que os filiados conheçam as normas.

Mais asfalto

A Prefeitura de Jaraguá lançou licitação para pavimentar quase 12 quilômetros distribuídos em 13 ruas. As obras estão orçadas em R$ 13 milhões. A intenção é começar os trabalhos até 30 de julho e terminar antes do fim do ano. Os recursos vêm de convênios com o Badesc, BRDE e fundo social da Agência de Desenvolvimento Regional. Entre as ruas que vão receber pavimentação estão Augusto Demarchi, Waldemar Rau, Amandus Rengek e Augusto Schwarz.

Revisão participativa

O Instituto Jourdan disponibilizou no site um link para a minuta participativa para revisão do Plano Diretor de Jaraguá. Toda a população pode participar. Na internet, é possível opinar sobre cada artigo do plano em vigor hoje, dando sugestões e deixando comentários para os itens em discussão.

Hipotireoidismo

Em Jaraguá, aproximadamente 40% de todos os pacientes dos três endocrinologistas do município têm doenças relacionadas à tireoide. Durante esta semana, que é dedicada internacionalmente à glândula, os profissionais da região estão reforçando os cuidados e a necessidade do tratamento adequado do hipotireoidismo. A médica Ana Cristina Tavares Probst destaca que essa é a doença endocrinológica mais prevalente no mundo, principalmente entre as mulheres. A disfunção pode afetar, por exemplo, o metabolismo, raciocínio, sono e batimentos cardíacos.

Continua depois da publicidade